Na última terça-feira (16), às 9h, cerca de 70 professores da rede pública de ensino paralisaram suas atividades docentes. Eles se reuniram na sede do Núcleo Sindical da APP de Umuarama, no bairro novo Milênio. Na oportunidade, a presidente do Núcleo Sindical, Sebastiana Ruiz, falou sobre a importância das reivindicações e também sobre os futuros projetos de formação político-sindical.
Segundo ela, os professores devem se politizar a fim de cobrar do governo seus direitos como educadores. “Neste aspecto, de acordo com o programa de formação do Estado, a construção político-sindical amplia a consciência dos educadores, levando-os a assumir social e político, a tomar partido deixando de lado a omissão, compreendendo melhor o mundo em que vivem e, desta forma, contribui para a construção de uma sociedade melhor, menos excludente, e realmente democrática”, defende.
Durante a palestra, Sebastiana lembrou sobre a questão de gênero e raça, sobre a realidade da Escola Pública e os desafios dos trabalhadores. De acordo com a Agente Educacional, Nadir Balbino, as reunião no sindicato são importantes, pois esclarecem novas questões no que diz respeito à prática do ensino. Ela citou a questão do da discriminação entre negros e homossexuais nas salas de aula. Segundo ela, ainda hoje existem muitos professores que não sabem lidar com essa nova realidade educacional.
Para a professora de Educação Física, Elisete Ulian, a iniciativa do Sindicato é louvável e pode surtir efeito há longo prazo. Ela disse que participou da famosa greve dos professores, em 1988. Elisete lembrou que, à época, os manifestantes acamparam durante 20 dias, no Palácio do Iguaçu, reivindicando melhorias salariais. No seu entendimento essa ação de protesto surtiu efeito e credencia a atual paralisação no Estado como legítima.
A pauta entregue para o governo do Paraná havia varias itens: luta pelo PSPN (piso salarial profissional nacional) reposição salarial; nomeação de professores e funcionários; isenção da Paraná previdência dos aposentados; melhoria da estrutura educacional.
Com informações do jornalista Thiago Casoni, de Umuarama
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