No último dia 30 de novembro, em comemoração ao mês da consciência negra, os integrantes do Coletivo de Promoção da Igualdade Racial da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão da Rocha (diretor de Imprensa da APP) e Osvaldo Araújo (professor ligado ao Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE) e a presidente do Núcleo Sindical da APP em Irati, Tatiana Maia, participaram de varias atividades com estudantes e educadores do município e região.
Em Inácio Martins, as palestras aconteceram no período da manhã e tarde. No primeiro período, Paixão e Osvaldo falaram para a escola da comunidade rural “Escola Estadual Áurea Aparecida Lopes”. O tema da exposição foi a importância das contribuições dos povos africanos à humanidade e a resistência da população negra ao processo de escravização e exclusão racial e social. Voltando para a área urbana, os professores debateram o mesmo tema, no período da tarde, para a comunidade escolar do colégio Estadual Parigot de Souza. O encerramento das atividades aconteceu à noite, em Irati, com palestras para os educadores e estudantes jovens e adultos do Colégio Estadual João de Matos Pessoa.
As palestras foram organizadas pelas equipes multidisciplinares das escolas visitadas. Segundo o Professor Paixão, o mês da consciência negra é um importante momento para a sociedade brasileira refletir sobre chagas ainda abertas no processo de formação da nação brasileira. “Nosso desafio é fazer com que estas reflexões, bem como as contribuições dos povos africanos a história da humanidade estejam presentes nos conteúdos escolares durante todos os meses do ano”, enfatizou.
Para o professor Osvaldo, estas atividades trazem à tona o entendimento da necessidade de implementação de políticas públicas afirmativas para reparar danos históricos cometidos à população negra em virtude do processo de escravização.
A presidente do núcleo de Irati, Tatiana, destacou a importância do trabalho realizado. As palestras e os debates trouxeram subsídios para o trabalho que as equipes multidisciplinares irão realizar nas escolas.
Equipes Multidisciplinares – A Resolução Nº 3399/2010 da Secretaria de Estado da Educação (Seed) regulamenta a composição e o funcionamento das Equipes Multidisciplinares dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e em todas as escolas da rede estadual. As equipes devem orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Etnicorraciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
As Equipes Multidisciplinares dos NREs serão compostas por, no mínimo, quatro integrantes: um do Núcleo de Educação das Relações Etnicorraciais e Afrodescendência, que será Coordenador da Equipe, um de História e Cultura Indígena, um da Equipe Disciplinar e um representante dos Movimentos Sociais ligados à população negra e indígena. As Equipes Multidisciplinares se constituem por meio da articulação das disciplinas da base nacional comum, em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Benefícios na carreira – Os integrantes das Equipes Multidisciplinares, que participarem das atividades formativas realizadas receberão certificação para progressão no Plano de Carreira do Magistério Público do Paraná, conforme Resolução própria, que dispõe sobre a pontuação dos eventos de formação e/ou qualificação profissional e produção do professor da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná.