NS de Irati realiza atividades nas escolas no mês da consciência APP-Sindicato

NS de Irati realiza atividades nas escolas no mês da consciência

No último dia 30 de novembro, em comemoração ao mês da consciência negra, os integrantes do Coletivo de Promoção da Igualdade Racial da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão da Rocha (diretor de Imprensa da APP) e Osvaldo Araújo (professor ligado ao Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE) e a presidente do Núcleo Sindical da APP em Irati, Tatiana Maia, participaram de varias atividades com estudantes e educadores do município e região.

Em Inácio Martins, as palestras aconteceram no período da manhã e tarde. No primeiro período, Paixão e Osvaldo falaram para a escola da comunidade rural “Escola Estadual Áurea Aparecida Lopes”. O tema da exposição foi a importância das contribuições dos povos africanos à humanidade e a resistência da população negra ao processo de escravização e exclusão racial e social. Voltando para a área urbana, os professores debateram o mesmo tema, no período da tarde, para a comunidade escolar do colégio Estadual Parigot de Souza. O encerramento das atividades aconteceu à noite, em Irati, com palestras para os educadores e estudantes jovens e adultos do Colégio Estadual João de Matos Pessoa.

As palestras foram organizadas pelas equipes multidisciplinares das escolas visitadas. Segundo o Professor Paixão, o mês da consciência negra é um importante momento para a sociedade brasileira refletir sobre chagas ainda abertas no processo de formação da nação brasileira. “Nosso desafio é fazer com que estas reflexões, bem como as contribuições dos povos africanos a história da humanidade estejam presentes nos conteúdos escolares durante todos os meses do ano”, enfatizou.

Para o professor Osvaldo, estas atividades trazem à tona o entendimento da necessidade de implementação de políticas públicas afirmativas para reparar danos históricos cometidos à população negra em virtude do processo de escravização.

A presidente do núcleo de Irati, Tatiana, destacou a importância do trabalho realizado. As palestras e os debates trouxeram subsídios para o trabalho que as equipes multidisciplinares irão realizar nas escolas.

Equipes Multidisciplinares – A Resolução Nº 3399/2010 da Secretaria de Estado da Educação (Seed) regulamenta a composição e o funcionamento das Equipes Multidisciplinares dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e em todas as escolas da rede estadual. As equipes devem orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Etnicorraciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

As Equipes Multidisciplinares dos NREs serão compostas por, no mínimo, quatro integrantes: um do Núcleo de Educação das Relações Etnicorraciais e Afrodescendência, que será Coordenador da Equipe, um de História e Cultura Indígena, um da Equipe Disciplinar e um representante dos Movimentos Sociais ligados à população negra e indígena. As Equipes Multidisciplinares se constituem por meio da articulação das disciplinas da base nacional comum, em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Benefícios na carreira – Os integrantes das Equipes Multidisciplinares, que participarem das atividades formativas realizadas receberão certificação para progressão no Plano de Carreira do Magistério Público do Paraná, conforme Resolução própria, que dispõe sobre a pontuação dos eventos de formação e/ou qualificação profissional e produção do professor da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná.