NS de Cornélio realiza café da manhã com diretores de escolas APP-Sindicato

NS de Cornélio realiza café da manhã com diretores de escolas

Na manhã desta quarta-feira (24/03), aproximadamente 60 diretores,pedagogos e representantes de escolas do Núcleo Sindical de Cornélio Procópio participaram de reunião com dirigentes regionais e estaduais da APP-Sindicato. Após café da manhã, a presidente do NS de Cornélio Sidneiva Gonçalves de Lima, o secretário de imprensa e divulgação da APP estadual, Luiz Carlos Paixão da Rocha e o secretário estadual de Políticas Sindicais, José Rodrigues Lemos apresentaram o resultado da última mobilização da categoria, o andamento das negociações entre sindicato e governo, bem como a importância da união da categoria em torno da entidade.

Após realizar a saudação, a professora Sidineiva apresentou os integrantes da diretoria regional da APP-Sindicato e o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo Sindical. Paixão, após parabenizar os presentes pela adesão à paralisação realizada no último dia 16 de março fez um relato do andamento das negociações junto ao governo. Na seqüência, o diretor da APP solicitou o envolvimento de todos os presente nas conferências de educação da APP-Sindicato,a ser realizada neste primeiro semestre. Nestas, a categoria fará uma avaliação das políticas para a área da educação implantadas ,em nível nacional e estadual no último período e apontará os desafios para os próximos anos. Estes desafios se consolidarão em uma pauta de reivindicação, uma plataforma política a ser encaminhada a todos os candidato ao governo do estado. No segundo semestre a APP realizará um debate público com os candidatos. ” Quem quiser priorizar a educação em seu plano de governo deverá assinar uma carta compromisso com as propostas da categoria”, salientou Paixão.

Luiz Paixão também destacou a importância da participação dos presentes no processo de eleição de representantes de escolas. O representante de escola contribui significativamente com o fortalecimento da APP e, conseqüentemente da organização e lutas da categoria .

O diretor de Políticas Sindicais da APP José Lemos destacou as lutas e conquistas da categoria no último período. Entre estas, o plano de carreira do professor, o plano de carreira dos funcionários, os concursos públicos, as eleições para diretores, a aposentadoria especial para diretores e pedagogos, a isenção previdenciária para os aposentados, a hora atividade, o cargo de 40 horas. Em seguida, Lemos fez um balanço de sua atuação no ano passado enquanto deputado estadual. Em 2009, Lemos, suplente de deputado estadual assumiu uma das cadeiras da AL. Vários projetos de interesse da educação e de outros segmentos sociais foram apresentados por Lemos. O dirigente da APP-Sindicato salientou a importância de mandatos políticos como mais uma ferramenta para o fortalecimento da categoria. “Precisamos ocupar vários espaços. É fundamental que a educação tenha vez, voz e voto nos legislativos”.

A professora Sidneiva, presidente do NS de Cornélio, avaliou a atividade como muito positiva. Mais uma vez a APP-Sindicato demonstra sua força e o trabalho sério e organizado que vem sendo realizado no chão da escola. “A APP não é a sua diretoria, somos tonos nós.”

Também estiveram presentes na atividade educadores da Universidade Estadual do Norte do Paraná, e o presidente da Câmara Municipal de Leópolis, José Tongnato que esteve acompanhado pelo presidente do sindicato de servidores municipais de Leópolis.