Novo Ensino Médio: APP participa de organização dos atos do dia 15 de março

Novo Ensino Médio: APP participa de organização dos atos do dia 15 de março

A reunião faz parte da organização do Comitê Pela Revogação do Novo Ensino Médio e de apoio à Campanha do Abaixo Assinado nacional

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Na noite desta quinta-feira (9), representantes da APP-Sindicato participaram da reunião do Comitê Pela Revogação do Novo Ensino Médio e de apoio à Campanha do Abaixo Assinado nacional. Na ocasião foi debatida a organização da mobilização que será realizada no próximo dia 15, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, às 17h. 

O encontro contou com a presença de estudantes, educadores(as), parlamentares e movimentos sociais e antecede os atos nacionais que cobram a revogação do NEM e a participação da comunidade escolar na construção de um novo modelo. 

A secretária Educacional da APP-Sindicato, Vanda Santana enfatiza que é fundamental que educadores(as) debatam o modelo com os(as) estudantes e se engajem na luta.

“É fundamental que cada escola reúna estudantes, professores(as) e comunidade para debater o quanto esse modelo de Ensino Médio é danoso para formação dos(as) nossos(as) estudantes e para a escola pública. Nosso objetivo é que cada escola crie um comitê local para ampliar o envolvimento na luta em defesa de um Ensino Médio que atenda aos interesses da classe trabalhadora”, explica a secretária.

Mobilização nacional

A APP-Sindicato, a partir da deliberação da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (CNTE), participará dos atos que cobram a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil no próximo dia 15 de março. Em Curitiba, capital do estado, o ato ocorre na Praça Santos Andrade, a partir das 17h.

A mobilização será realizada em todo território nacional. No Paraná, além de Curitiba, atos serão realizados nas cidades de Francisco Beltrão e em Londrina. 

Em resposta às críticas de estudantes e de entidades ligadas à educação, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de uma consulta pública para avaliar e reestruturar o Novo Ensino Médio.

A APP reitera a posição da CNTE: o espaço de debate para a formulação de novas propostas deve ser o Fórum Nacional de Educação (FNE), com a composição de 2016, anterior ao golpe que desfigurou o Fórum e impôs – por medida provisória – uma reforma antidemocrática, excludente e desastrosa para o futuro do país.

Defendemos um Ensino Médio com a cara da escola pública: plural, inclusivo, democrático e voltado para a formação plena de cidadãos e cidadãs críticos(as). #RevogaNEM!

Entenda a reforma

Aprovada de forma contraditória, o projeto foi apresentado em 2016 por Michel Temer a partir de uma Medida Provisória e depois convertida a Lei nº 13.415/2017. 

Na prática, a reforma criou os chamados “Itinerários formativos”, que estabelece uma grade de matérias ligadas a uma área de interesse do(a) aluno(a). 

Além de permitir a adoção de disciplinas optativas sem relevância formativa em contraponto da retirada de disciplinas essenciais para a formação crítica e artística do estudante, como “empreendedorismo”, disciplina aplicada na educação paranaense. 

Em Carta Aberta pela Revogação da Reforma do Ensino Médio, publicada em junho do ano passado, a APP-Sindicato, junto a demais entidades ligadas à educação considera a reforma “desintegradora, antipopular, autoritária, perversa, precarizante, privatizante, engodo, antidemocrática, desigual, fragmentadora, desregulamentadora, desescolarizadora, potencialmente catastrófica, sem qualidade”. 

Por ser contrária a esta reforma que precariza a educação pública e vai na contramão de um modelo que prioriza a formação humanizada e de qualidade, a APP entende que é fundamental que o governo revogue a reforma e abra um amplo processo de discussão baseando-se nos  princípios estabelecidos na LDB de 1996 e que o processo seja participativo e democrático. 

Confira o local dos atos confirmados:

Curitiba – 17h – Praça Santos Andrade
Londrina – 18h – Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde
Francisco Beltrão – 9h30 – Praça Central

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU