Novembro Azul: prevenção é o melhor remédio

Faça exames e vença qualquer preconceito para o bem da sua saúde

Quem se ama, também se cuida e se previne! Novembro Azul é um chamado a todos os homens para os cuidados com a saúde e sobre a importância de realizar o exame de próstata. Prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina são os alertas do movimento Novembro Azul, que teve origem em 2003, na Austrália.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, após o câncer de pele. Pelas estimativas, em 2018, foram 68.220 novos casos da doença, o que significa um risco de 66,12 casos a cada 100 mil homens. A doença mata! Os números comprovam, afinal, são mais de 14 mil óbitos por ano no Brasil, ou seja,  a cada 38 minutos um homem morre por essa doença.

Os exames rotineiros devem ser feitos anualmente a partir dos 50 anos de idade. Porém, recomenda-se a partir dos 45 anos se tiver familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata, ou se for da raça negra.

O câncer de próstata normalmente é silencioso e quando apresenta sinais provavelmente já está mais avançado. Atenção ao sentir dores nos ossos,  distúrbios urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal que são alguns dos sintomas mais comuns.

Saiba mais sobre o câncer de próstata nos links abaixo:

Ministério da Saúde – Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção

Cartilha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?