Nova Proposta de reforma no Ensino Médio dificulta acesso de jovens ao conhecimento APP-Sindicato

Nova Proposta de reforma no Ensino Médio dificulta acesso de jovens ao conhecimento

Em transmissão realizada na última segunda-feira (23), a APP-Sindicato debateu a proposta apresentada pelo governo Estadual

Diante da necessidade de debater com a categoria sobre a tentativa de desmonte do ensino médio a partir da reforma do ensino médio, a APP-Sindicato promoveu nesta segunda-feira (23), uma live sobre a temática. Com o tema: “Novo Ensino Médio: O que muda?”, a transmissão contou com a presença de integrantes “EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa”, rede que realiza uma pesquisa nacional, com o foco na reforma do ensino médio. 

Falando sobre o tema, as Professoras Doutoras Edinéia Navarro Chilante (Unespar), Sandra Regina Oliveira Garcia (UEL) e Eliana Navarro Koepsel (UEM), integrantes do grupo de pesquisa abordaram principalmente a proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a qual publicou uma consulta à comunidade sobre a reforma. “Essa proposta e qualquer outra carrega em si uma visão social, uma visão de mundo que vai orientar o que será ensinado, como será ensinado e nessa proposta em específico, neste contexto que estamos vivendo é quem vai ensinar”, explica a Professora Doutora, Edinéia Navarro Chilante.

As pesquisadoras destacam ainda que o documento apresentado pela Seed apresenta sérios problemas de interpretação dos dados trazidos, omitindo também as principais discussões quanto à formação da juventude, fazendo opção pela profissionalização em detrimento de uma formação geral sólida. 

“Essa reforma fragmentada priva os(as) filhos(as) dos trabalhadores(as) ao acesso aos conhecimentos produzidos historicamente e acumulados pela humanidade e, ao mesmo tempo, promove a privatização via parceria público privada”, destaca a Sandra Regina Oliveira Garcia.

A proposta ainda dificulta o acesso dos(as)  jovens da escola pública ao conhecimento, dando ênfase na formação de trabalhadores(as) conformados com uma sociedade sem direitos sociais e democráticos e inviabiliza o acesso à escola a uma parcela significativa dos estudantes que precisam compatibilizar estudo e trabalho, além de não apresentar um diagnóstico da rede para a implantação da proposta e não explicar como será organizada matriz curricular dos três anos do EM. “A proposta materializa novas formas de dominação, na sua redefinição de um papel social para a educação”, Finaliza a Professora Doutora Eliana Navarro Koepse. 

A consulta à comunidade a respeito do Novo Ensino Médio será feita até o próximo domingo, 28 de fevereiro. A APP-Sindicato destaca que continuará debatendo com a comunidade, para que uma proposta de educação que preze uma educação humanizadora e de qualidade seja aplicada no Estado. 

Confira a Transmissão na íntegra:

MENU