Nova direção é eleita em congresso da CNTE

Nova direção é eleita em congresso da CNTE


O 33º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado de 12 a 15 de janeiro, em Brasília, ocorreu com debates intensos sobre o futuro da educação brasileira. Com a participação de 2.242 trabalhadores(as) da área, teve seu momento comemorado com o resultado das eleições para a Direção Executiva e Conselho Fiscal da CNTE para a gestão 2017-2020.

Com número expressivo de 86,8 % dos votos, a Chapa 30 – Resistência e Luta, venceu e apresenta nomes fortes no cenário educacional. São 31 integrantes da nova diretoria, com perfil democrático e pluralista, para a defesa dos interesses de mais de quatro milhões de profissionais da educação básica do Brasil.

Heleno Araújo é o novo presidente para este panorama delicado de retrocessos, como os ajustes fiscais do governo de Michel Temer (PMDB). “Assumo o compromisso de continuar resistindo com firmeza e determinação na defesa dos direitos dos trabalhadores, contra esse governo golpista e pela volta da democracia nesse país”, destacou  Araújo.

Na avaliação da vice-presidenta da CNTE e secretária de Finanças da APP, professora Marlei Fernandes, foram quatro dias analisando a conjuntura atual do golpe de Estado instaurado no Brasil. “Saímos do congresso bem organizados. Definimos, por maioria, a construção de uma greve geral na educação a partir de 15 de março. Obviamente vai passar por debate em todos os estados”, salienta Marlei.

Com uma renovação de mais de 40% da direção nacional da CNTE, Marlei Fernandes, disse ainda, sobre o importante desafio no cargo. “Continuar instalando a nossa luta, agora, ampliando em nível nacional. É a luta da classe trabalhadora em educação. Construir a greve contra qualquer retirada de direito. A tônica é essa, contra a Reforma da Previdência, a reformulação do Ensino Médio, o Projeto de Lei 55 que foi aprovado. Vamos organizar essa luta para pressionar que o governo recue dessas propostas”, enfatiza a professora.

Participaram 150 delegados(as) da APP-Sindicato, além de sindicatos do Estado.

Dirigentes do Paraná que compõem a nova diretoria da CNTE

Marlei Fernandes – Vice-presidenta

Direção APP-Sindicato / Núcleo Sindical Curitiba Norte

Professora

José Valdivino de Moraes – Secretário Executivo

Direção APP-Sindicato / Núcleo Sindical de Ivaiporã

Funcionário

Veroni Salete Del´Ré – Diretora Executiva Adjunta

Núcleo Sindical de Curitiba Sul

Professora

Luiz Carlos Paixão – Secretário Executivo

Núcleo Sindical Curitiba Norte

Professor

 

Conheça o presidente e a vice-presidenta

Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, natural de Pernambuco (PE), é formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso). Professor da rede estadual de Pernambuco e da rede municipal de Paulista. É coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Estava na função de Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação (CNTE).

Marlei Fernandes de Carvalho, natural de Paranavaí (PR), é formada em Pedagogia e Língua Portuguesa. Mestranda em Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Professora da rede estadual em Curitiba, atuou por muito tempo no Núcleo de Maringá. Foi presidenta da APP-Sindicato por dois mandatos e hoje é Secretária de Finanças da entidade. Coordena o Fórum das Entidades Sindicais do Estado do Paraná (FES), já coordenou o Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública. Desde 1990, quando ingressou no Estado como celetista, iniciou o seu trabalho no movimento sindical. Sua atividade política começou no movimento estudantil e na Pastoral da Juventude, em Paranavaí.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU