O 33º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado de 12 a 15 de janeiro, em Brasília, ocorreu com debates intensos sobre o futuro da educação brasileira. Com a participação de 2.242 trabalhadores(as) da área, teve seu momento comemorado com o resultado das eleições para a Direção Executiva e Conselho Fiscal da CNTE para a gestão 2017-2020.
Com número expressivo de 86,8 % dos votos, a Chapa 30 – Resistência e Luta, venceu e apresenta nomes fortes no cenário educacional. São 31 integrantes da nova diretoria, com perfil democrático e pluralista, para a defesa dos interesses de mais de quatro milhões de profissionais da educação básica do Brasil.
Heleno Araújo é o novo presidente para este panorama delicado de retrocessos, como os ajustes fiscais do governo de Michel Temer (PMDB). “Assumo o compromisso de continuar resistindo com firmeza e determinação na defesa dos direitos dos trabalhadores, contra esse governo golpista e pela volta da democracia nesse país”, destacou Araújo.
Na avaliação da vice-presidenta da CNTE e secretária de Finanças da APP, professora Marlei Fernandes, foram quatro dias analisando a conjuntura atual do golpe de Estado instaurado no Brasil. “Saímos do congresso bem organizados. Definimos, por maioria, a construção de uma greve geral na educação a partir de 15 de março. Obviamente vai passar por debate em todos os estados”, salienta Marlei.
Com uma renovação de mais de 40% da direção nacional da CNTE, Marlei Fernandes, disse ainda, sobre o importante desafio no cargo. “Continuar instalando a nossa luta, agora, ampliando em nível nacional. É a luta da classe trabalhadora em educação. Construir a greve contra qualquer retirada de direito. A tônica é essa, contra a Reforma da Previdência, a reformulação do Ensino Médio, o Projeto de Lei 55 que foi aprovado. Vamos organizar essa luta para pressionar que o governo recue dessas propostas”, enfatiza a professora.
Participaram 150 delegados(as) da APP-Sindicato, além de sindicatos do Estado.
Dirigentes do Paraná que compõem a nova diretoria da CNTE
Marlei Fernandes – Vice-presidenta
Direção APP-Sindicato / Núcleo Sindical Curitiba Norte
Professora
José Valdivino de Moraes – Secretário Executivo
Direção APP-Sindicato / Núcleo Sindical de Ivaiporã
Funcionário
Veroni Salete Del´Ré – Diretora Executiva Adjunta
Núcleo Sindical de Curitiba Sul
Professora
Luiz Carlos Paixão – Secretário Executivo
Núcleo Sindical Curitiba Norte
Professor
Conheça o presidente e a vice-presidenta
– Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, natural de Pernambuco (PE), é formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso). Professor da rede estadual de Pernambuco e da rede municipal de Paulista. É coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Estava na função de Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação (CNTE).
– Marlei Fernandes de Carvalho, natural de Paranavaí (PR), é formada em Pedagogia e Língua Portuguesa. Mestranda em Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Professora da rede estadual em Curitiba, atuou por muito tempo no Núcleo de Maringá. Foi presidenta da APP-Sindicato por dois mandatos e hoje é Secretária de Finanças da entidade. Coordena o Fórum das Entidades Sindicais do Estado do Paraná (FES), já coordenou o Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública. Desde 1990, quando ingressou no Estado como celetista, iniciou o seu trabalho no movimento sindical. Sua atividade política começou no movimento estudantil e na Pastoral da Juventude, em Paranavaí.