>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a cartilha “Escola Segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema”. O material online foi lançado durante a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, na quarta-feira (17), e é mais uma iniciativa voltada à superação dos ataques planejados na internet contra as escolas.
Com 32 páginas, o conteúdo didático e de fácil leitura divide-se em três partes – para pais, educadores(as) e alunos(as) -, auxiliando nos diálogos para a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro, com orientações simples e práticas.
A produção do conteúdo contou com apoio de especialistas da sociedade civil sobre segurança digital e educação para as mídias.
>> Confira a íntegra da Cartilha Escola Segura
>> Leia também: Ataques neonazistas nas escolas aumentaram 640% em um ano no Brasil
Relembre as orientações da APP-Sindicato por Paz nas Escolas:
>> Veja a cartilha divulgada pelo MEC em abril: Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar com orientações para que as instituições de ensino criem planos de ação para situações de violência, implementando espaços de acolhimento e viabilizem campanhas de informação.
Contra Fake News, ajude a combater e denuncie!
> Suspeitas de ataques a instituições de ensino podem ser denunciadas pela internet no endereço www.mj.gov.br/escolasegura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Todas as mensagens enviadas serão mantidas sob sigilo.
> Você também pode encaminhar mensagens recebidas virtualmente para o WhatsApp (61) 99611-0100, novo canal de comunicação do Disque 100 do Governo Federal.
>> Leia também:
::Governo federal lança cartilha com recomendações para proteção e segurança nas escolas
::Governo federal cria canal de denúncias online sobre ameaças de ataque às escolas