Nota de falecimento: a educação perde José Ueldes Camilo, conselheiro da APP-Sindicato e defensor da educação pública

Nota de falecimento: a educação perde José Ueldes Camilo, conselheiro da APP-Sindicato e defensor da educação pública


É com profunda dor e pesar que a APP-Sindicato comunica a perda do companheiro e professor de geografia José Ueldes Camilo, um guerreiro na vida e na defesa da educação pública. Esteve na Direção Estadual da APP de 1988 a 1999, como secretário de Administração e Patrimônio. Participou também da direção de 2005 a 2008, como secretário Geral e de Sindicalizados(as). Atualmente, integrava o Conselho Fiscal da APP, cargo que já ocupou na gestão de 2018-2021.

Foto divulgação da APP-Sindicato tirada durante uma reunião do Conselho Fiscal

Natural de São João do Caiuá, José Ueldes faleceu nesta quinta-feira (27), prestes a completar 76 anos em maio, participou e construiu lutas junto à categoria reivindicando direitos, respeito e valorização profissional dos(as) educadores(as). Meu trabalho tem valor! Nosso trabalho tem valor!

Professor licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (1974), estava aposentado desde 2005. Começou no magistério lecionando Estudos Sociais na Escola Nova Boqueirão, em 1979 – hoje, o Colégio Estadual Professora Luiza Ross. Em 1980, foi aprovado em concurso público e assumiu 22 aulas de geografia no Colégio Estadual Luiza Ross.

Consternados(as), expressamos todo nosso carinho, condolências e solidariedade aos(às) familiares e amigos(as). Ueldes deixa dois filhos, Rafael e Joyce, e a neta Pietra, além dos quatro gatos, seus bichinhos parceiros que o acompanhavam em todos os momentos.

O velório acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 13h, no Memorial Luto Curitiba (Sala Amburana), na Avenida Presidente Kennedy, 1013, Rebouças. O sepultamento será neste sábado (29), às 14h, Cemitério Parque Metropolitano, localizado na Rua São Benedito, 875 – Santa Terezinha, Fazenda Rio Grande.

Ninguém dedica a vida à luta coletiva sem ser profundamente entusiasta e resistente. Ueldes fez e aconteceu, deixou suas marcas e a sua alegria generosa. Memória viva! Seu legado sempre será lembrado. Presente. Ontem, agora e sempre.

José Ueldes, presente!

Direção da APP-Sindicato
Curitiba, 28 de março de 2025.


Homenagens

Presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto: Nesta partida do professor Ueldes, temos que fazer um registro sobre a importância que ele tem para a história da APP-Sindicato, de um sindicato aguerrido e na defesa da escola pública. O Ueldes fez parte de um grupo que lutou no processo da redemocratização do país e da construção de um sindicalismo combativo a partir dos anos 80 e na década de 90, quando a Constituição permitiu que os trabalhadores e trabalhadoras pudessem se organizar em sindicatos. O mesmo período em que a APP sai da condição de Associação e passa a ser reconhecida legalmente como Sindicato, e o professor Ueldes esteve participando. Ao longo de todos os anos de sua vida, seja como professor ou na luta sindical, sempre foi exemplo. E mesmo aposentado continuou participando do Conselho Fiscal e nas nossas defesas. Uma trajetória que é um exemplo a ser seguida, uma história de vida que precisa ser valorizada e respeitada. Deixa um legado de luta e de dedicação à escola pública e à defesa dos trabalhadores e trabalhadoras na organização sindical que precisamos ter como horizonte. Fará muita falta, mas descansa de uma jornada e segue em um outro plano.

Secretária de Comunicação da APP, Cláudia Gruber: Falar sobre o Ueldes é falar de alegria, de vida, esperança e, sobretudo, de amizade. Nossa convivência foi muito além do sindicato. Foi parceria que se estendeu por décadas e que não vai se encerrar jamais. Ele estará sempre comigo nos momentos felizes que tivemos e nas lembranças maravilhosas que ele me deixou: as longas conversas, as caminhadas pela beira da praia, o bolo de milho, os bons dias, são algumas delas. Sempre afetuoso e preocupado com todos ao seu redor,  continuará cuidando da gente pela eternidade pois, nossa amizade e amor por ele serão para sempre.  

Presidenta do Conselho Fiscal da APP-Sindicato, Cristina Mary da Silva: Conheço o companheiro José Ueldes há mais de trinta anos e aprendi muito com ele. Ueldes era um verdadeiro exemplo de militância. E a sua organização era marca registrada por onde ele passava, além do amor expresso e que era visível pela entidade e pela luta da educação pública e dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.


Nossa homenagem com a música que José Ueldes cantarolava nas suas andanças em Coroados, seu lar, seu refúgio ensolarado à beira-mar:

O Sol (Jota Quest)

Composição: Antônio Júlio Nastácia

Ei, dor!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada…

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou… (2x)

Ei, dor!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

Ei, medo!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada…

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou…
E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou…

Yeah! Han!
Caminho do Sol, eh!
Lá lararará!
Caminho do Sol, eh!…

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou…

Lá lararará, lararará
É pra lá
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará

Aonde eu vou?
Aonde tenha Sol
É pra lá que eu vou

Lá lararará, lararará
É pra lá
É pra lá que eu vou


MENU