Nota de repúdio contra discriminação e preconceito racial APP-Sindicato

Nota de repúdio contra discriminação e preconceito racial

Professora da UFPR registrou na Polícia ter sido acusada de furto, em Curitiba, por ser negra

Nota de repúdio - Foto: APP-Sindicato

A APP-Sindicato, por intermédio da sua Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, manifesta seu mais veemente repúdio aos atos registrados pela autoridade policial como discriminação e preconceito racial que foram praticados contra a professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lucimar Rosa Dias, por funcionários(as) de um estabelecimento do Mercadão Municipal de Curitiba, no último sábado (7).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a professora teria sido acusada de furto em razão da sua cor, negra, e por estar utilizando uma “ecobag”, um tipo de sacola reutilizável. Segundo as informações, após ter realizado compra no estabelecimento, Lucimar foi abordada na rua por três homens e acusada de furto. Ainda conforme os relatos, a professora continuou sendo coagida, mesmo após provar, com a apresentação de cupom fiscal, de que todos os produtos em sua posse foram devidamente pagos.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Lucimar coordenou até 2019 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR. Atualmente ela coordena o ErêYá – Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), com foco na formação de professores(as) com ênfase na educação infantil, nas metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação.

No dia anterior ao ocorrido ela foi homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade através de seus estudos científicos e atuação sobre a temática.

A discriminação, a intolerância e o preconceito racial, além de caracterizarem crimes previstos na legislação, são práticas inaceitáveis em qualquer lugar do mundo e, por isso, precisam ser denunciadas, apuradas e combatidas.

O furto não foi constatado. No boletim de ocorrências houve o registro como crime de racismo. Esperamos que a apuração seja realizada, para que outras pessoas negras não passem por este tipo de constrangimento.

Neste sentido, a APP-Sindicato manifesta também sua solidariedade à professora Lucimar Rosa Dias e reafirma seu compromisso institucional com uma sociedade justa e igualitária para todos(as), razão pela qual repudia todas as formas de violência e continuará empreendendo todos os esforços possíveis para denunciar esses tipos de crimes de ódio e atuar na promoção desta verdade.

Curitiba, 11 de março de 2020.

Luiz Carlos dos Santos
Secretário de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo
APP-Sindicato

Professora Lucimar, terceira da esq. para dir., registrou caso na Polícia – Foto: Divulgação