A APP-Sindicato recebeu com imensa tristeza a notícia do falecimento do professor Brasílio Roberto Castilho Pereira, ocorrido neste sábado (17), em Paranaguá, aos 85 anos.
Professor Brasílio atuou como docente e diretor do Instituto de Educação de Paranaguá, deixando um legado de compromisso com a formação humana e com a escola pública. Formado na primeira turma do curso de Pedagogia da Unespar/Fafipar, também atuou como docente nesta instituição.
Militante incansável da educação pública e da luta sindical, esteve sempre presente nas fileiras da APP-Sindicato e, mesmo após a aposentadoria, seguiu contribuindo ativamente por meio do Coletivo de Aposentados do Núcleo Sindical Curitiba Sul, do qual fazia parte com entusiasmo e dedicação.
Professor Brasílio tinha na alegria e irreverência suas marcas registradas. Figura carismática, é um símbolo do carnaval de Paranaguá, sua cidade natal, tendo sido Rei Momo por diversas vezes. Como reconhecimento pelos relevantes serviços educacionais prestados, em 2016 ele recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Paranaguá.
O velório está marcado para hoje (17), das 13h às 17h, na Capela Mortuária Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá, e o sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Municipal de Paranaguá.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos(as), ex-alunos(as), companheiros(as) de luta e toda a comunidade educacional que teve o privilégio de conviver com seu exemplo, sua história e sua paixão pela educação.
Direção Estadual da APP-Sindicato.
Curitiba, 17 de maio de 2025