A APP-Sindicato recebeu com imensa tristeza a notícia do falecimento da professora PSS Silvaneide Monteiro Andrade, ocorrido nesta sexta-feira (30), durante seu expediente de trabalho no Colégio Estadual Jayme Canet, em Curitiba.
Dirigentes da APP-Sindicato estiveram na escola para apurar as circunstâncias do ocorrido e prestar apoio e solidariedade à comunidade escolar e à família da docente. De acordo com as informações, a professora estava dando aula quando foi chamada à sala da equipe pedagógica, onde sofreu um infarto. Ela chegou a ser socorrida pelo serviço médico, mas não resistiu e veio a falecer.
“Esta é uma notícia muito triste. A APP-Sindicato está aqui prestando a nossa solidariedade a toda esta comunidade, neste momento tão difícil pelo qual a escola está passando”, comentou a presidenta do Núcleo Sindical Curitiba Sul da APP, Natália dos Santos da Silva.
“É uma tragédia. Mais uma professora que faleceu neste modelo de educação que acaba pressionando, vigiando. Então, a APP está aqui prestando solidariedade e apoio aos estudantes, professores, funcionários e à família da professora, porque lutamos para que a escola seja um ambiente saudável, seguro, e não um ambiente que leve uma professora a uma situação como essa”, lamentou o Secretário-Geral da APP, Celso José dos Santos.
“Era uma professora comprometida com seu trabalho, uma professora dedicada, que os alunos respeitavam. É muito triste termos que sentir essa dor, que poderia ser evitada se houvesse menos pressão e mais compreensão. A escola precisa voltar a ser um lugar acolhedor para os estudantes e para os professores. À medida que as pressões aumentam, os professores vão adoecendo”, desabafou a professora PSS Luzenaide Leal.
“Conhecia a professora Silvaneide. Estou abaladíssima com a situação. Hoje, visitamos outras escolas da região e vi colegas trabalhando com atestado médico. Então, isso mostra a pressão e o assédio que estamos vivendo neste momento, enquanto trabalhadores da educação”, relatou a professora Veroni Salete Del Ré.
Neste momento de dor, a direção estadual da APP-Sindicato manifesta os mais profundos sentimentos de solidariedade à comunidade escolar do Colégio Estadual Jayme Canet e aos(às) familiares e amigos(as) da professora Silvaneide Monteiro Andrade.
Direção Estadual da APP-Sindicato.
Curitiba, 30 de maio de 2025