Nota de falecimento: educação paranaense perde Élide Maria Bueno, ex-dirigente estadual da APP-Sindicato APP-Sindicato

Nota de falecimento: educação paranaense perde Élide Maria Bueno, ex-dirigente estadual da APP-Sindicato

Professora da rede estadual, estava aposentada, foi uma grande companheira nas mobilizações da categoria e fez da sua trajetória um grande legado para a luta em defesa da educação

É com profunda dor que recebemos a notícia do falecimento da ex-integrante da direção estadual da APP-Sindicato, Élide Maria Bueno, aos 74 anos, nesta quarta-feira (31), em São José dos Pinhais. Professora da rede estadual, atualmente aposentada, foi uma grande companheira nas mobilizações da categoria e fez da sua trajetória um grande legado para a luta em defesa da educação pública de qualidade.

Foto: reprodução / Elide Bueno no Facebook

Nascida em 1949, no município de Araruna (PR), Élide formou-se em Letras na Fafijan e iniciou sua carreira como professora em 1976, na Escola Estadual Unidade Polo, de Londrina. Em 1989 fez história ao ser eleita primeira presidenta do SISMMAC (Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba).

Na APP-Sindicato, participou de vários mandatos, tendo ingressado na direção estadual em 1993, no comando da Secretaria Geral. Entre 1996 e 2002 assumiu a Secretaria de Políticas Sindicais. De 2002 a 2008 atuou como secretária de Administração e Patrimônio.

Mobilização do 30 de Agosto no ano de 2014 – Foto: reprodução / Isabel Zollner no Facebook

Sempre presente nas trincheiras de luta, Élide estava dentro da Assembleia Legislativa do Paraná no dia 30 de agosto de 1988, quando a Polícia Militar investiu contra os(as) professores(as). Em abril de 2015, também estava na Praça Nossa Senhora de Salete, no momento em que a categoria foi novamente atacada pela tirania do governo.

Foi presidenta da Comissão Eleitoral na na eleição da APP-Sindicato em 2008. Encerrado o pleito, deixou a direção estadual entregando à categoria a nova sede estadual da APP em um prédio próprio, amplo e moderno, além de ter finalizado a reforma da Casa da APP. No ano 2000 também contribui na direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Após 15 anos de atuação como dirigente estadual, deu continuidade na sua carreira como professora em sala de aula, retornou para o Colégio Unidade Polo, em São José dos Pinhais, e se aposentou em abril de 2013.

Professora Élide Maria Bueno foi uma companheira histórica, dedicou sua vida à luta coletiva em defesa da educação pública de qualidade, para todas e todos, e de uma sociedade justa. Seu legado será lembrado para sempre.

O velório será realizado na sede estadual da APP-Sindicato em Curitiba, localizada na Avenida Iguaçu, 880, com previsão de início às 18h e encerramento às 24h.

Às 20h30 acontecerá uma celebração religiosa de despedia da Elide, também na APP.

Consternados, expressamos todo o nosso carinho, condolências e solidariedade aos familiares e amigos(as), aos quais nos somamos neste momento de luto. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve.

MENU