À Comunidade Escolar do Paraná
Neste domingo (08/12), o governo “conseguiu” suspender a decisão liminar concedida em favor da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), garantindo o direito ao voto direto dos estudantes entre 16 e 17 anos na consulta pública do Programa Parceiro da Escola.
A revogação ocorreu após pedido de reconsideração formulado pelo Estado.
Infelizmente, todas as nossas formulações e legislações que constituem a gestão democrática das escolas e da sociedade não têm encontrado respaldo no judiciário paranaense. A “tese do governo” continua com os pareceres favoráveis e de forma célere.
Reconhecemos que essas decisões constituem revezes, mesmo que temporários, duros e injustos na luta por uma gestão escolar verdadeiramente democrática e inclusiva.
No entanto, é essencial ressaltar que essa batalha judicial não encerra a nossa luta. Pelo contrário, ela reforça a necessidade de unirmos ainda mais forças para defender os direitos de toda a sociedade.
*Nosso Compromisso*
A APP-Sindicato permanece ao lado de todos os membros da comunidade escolar, oferecendo suporte e mantendo um diálogo constante com as entidades representativas, como a UPES.
Continuaremos acompanhando os desdobramentos jurídicos e mobilizando ações que fortaleçam a defesa dos nossos direitos.
*Como você pode ajudar?*
– *Mantenha-se informado(a):* Fique atento(a) às nossas publicações e participe da votação em sua escola, seja como profissional da educação, seja como estudante, como responsável, pai ou mãe.
– *Participe ativamente:* A sua presença nos debates e manifestações é fundamental para mostrar a força coletiva da comunidade escolar.
A luta por uma educação pública democrática e de qualidade é uma construção coletiva, feita com coragem, esperança e perseverança. Juntos seguiremos adiante.
*Em defesa da educação pública e democrática,*
*Não venda a minha escola!*
Curitiba, 08 de dezembro de 2024
*Direção Estadual – APP-Sindicato*