Nota da APP-Sindicato sobre a consulta ao novo Referencial Curricular do Ensino Médio APP-Sindicato

Nota da APP-Sindicato sobre a consulta ao novo Referencial Curricular do Ensino Médio


 

A Secretaria da Educação e do Esporte (SEED) abriu consulta sobre o Referencial Curricular do Novo Ensino Médio Paranaense, do dia 3 a 28 de fevereiro de 2021 com o conjunto de documentos por áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências na Natureza e a proposta para os Itinerários Formativos.

Em seminário on-line, realizado em 4 de dezembro de 2020, pela APP-Sindicato, Universidade do Paraná (UNESPAR), Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho (IFPR) e a União Paranaense do Estudantes Secundaristas (UPES), compondo o “MOVIMENTO O ENSINO MÉDIO QUE DEFENDEMOS” manifestaram-se preocupações e contrariedades às escolhas e aos encaminhamentos que têm sido apontados para organização e realização da avaliação e reformulação do Ensino Médio. O Seminário solicitou, inclusive, a necessidade de suspensão da consulta de forma aligeirada, como se consolidou neste momento.

Trazemos nosso repúdio e alerta para que não se promova um processo aligeirado, com procedimentos e formalidades de gabinetes, como os formulários disponibilizados no site da SEED, com medidas até amparadas legalmente, mas que perdem legitimidade e consistência ao se distanciar do cotidiano da escola e das necessidades e esperanças que as comunidades depositam na escola ali instalada.

O Sindicato está fazendo a análise e estudo técnico de todo o documento disponibilizado e apresentará em breve quais os princípios e objetivos do documento e orienta para que não sejam feitas as contribuições solicitadas pela SEED, no momento.

Os documentos estão disponíveis  aqui.

Movimento o Ensino Médio que defendemos
Direção Estadual da APP-Sindicato
Curitiba, 04 de fevereiro de 2021

MENU