Nossa luta: Seed acata proposta da APP de unificação dos calendários

Nossa luta: Seed acata proposta da APP de unificação dos calendários


No início de setembro, a direção da APP-Sindicato, seguindo as deliberações do Conselho Estadual da entidade, apresentou para a Secretaria de Estado da Educação (Seed) uma proposta de calendário escolar, para que fosse unificado o início do ano letivo de 2016, encerrando 2015 no máximo até 19 de fevereiro e assim garantir coletivamente o recesso de julho de 2016.

Na última sexta-feira (02) a Seed enviou para as escolas um documento informando o acordo firmado com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União dos Dirigentes Municipais do Paraná (Undime), no qual haverá atendimento especial do transporte escolar, durante o mês de fevereiro de 2016, possibilitando assim a readequação do calendário escolar e o término das aulas até o dia 19 do referido mês.

A APP-Sindicato, desde o término da greve, defende a unificação dos calendários, respeitando a autonomia e o debate das escolas. Alguns Núcleos Regionais de Educação (NRE) estavam se negando a receber alterações no calendário, com a solicitação da APP, esse documento foi produzido e enviado pela Seed para orientar o processo de organização.

O documento ainda orienta que as aulas de reposição poderão ocorrer aos sábados, com a oferta da 6º aula, ou em contraturno, desde que exista espaço físico, disponibilidade dos(as) professores(as) e que sejam garantidas as 800 horas exigidas por lei. No caso do Ensino Médio Integrado e Formação de Docentes deve ser cumprida a carga horária prevista nos atos regulatórios de cada curso. Caso a escola ainda tenha a necessidade de utilizar a semana de 22 a 26 de fevereiro para reposição das aulas, deverá lembrar que neste mesmo período ocorrerá a Semana Pedagógica e o planejamento de 2016, portanto, essas atividades pedagógicas poderão ser transferidas para o sábado. Por fim, toda essa reorganização deverá ocorrer mediante concordância da comunidade escolar.

MENU