Durante a manhã deste sábado (31), Educadores(as) participaram da Assembleia Estadual da APP-Sindicato, onde foi definida a suspensão da Greve Pela Vida e a manutenção de uma assembleia permanente. Mais de 800 profissionais da educação debateram e avaliaram a conjuntura estadual, além de definir as próximas mobilizações do Sindicato.
A maioria da categoria presente na assembleia decidiu por suspender a greve. Anterior ao debate no encontro, o Conselho Estadual avaliou as propostas de suspensão ou manutenção da greve ouvindo o relato de cada um dos 29 núcleos regionais, os quais se posicionaram e aprovaram um parecer favorável à suspensão. Já na Assembleia, cerca de 16 educadores(as) defenderam sua posição, além de 3 defesas favoráveis e outras 3 contrárias antes da deliberação dos(as) trabalhadores(as).
Com a suspensão da Greve, o Comando Greve continuará se reunindo periodicamente para avaliação e convocação de Assembleia Estadual assim que necessário. A assembleia deliberou também a jornada de lutas do Sindicato para o mês de agosto e setembro, entre elas mobilizações pela data-base e contra os ataques de Ratinho Jr. e adesão à paralisação nacional em defesa do serviço público e contra a PEC 32.
Calendário de lutas:
- 02 de agosto – live divulgação do programa de acolhimento da UFPR e lançamento do questionário.
- 06 de agosto – 10º Encontro Nacional dos/as Funcionários/as de Escola
- 07 de agosto – Dia do(a) Funcionário(a) de Escola. Sendo agosto o mês dos Funcionários(as) da Educação, serão realizados dois dias de debate sobre a valorização dos(as) funcionários(as) e os impactos da Terceirização
- 07 de agosto – Assembleia Estadual eleitoral
- 10 de agosto – mobilização na Alep
- 11 de agosto – mobilização dos/as estudantes em defesa da educação
- 13 e 14 de agosto – 16ª Plenária Estadual da CUT/PR (PLENACUT)
- 18 de agosto – seguir definição nacional – Fórum das Centrais Sindicais – em defesa do serviço público, contra PEC 32
- 23 a 27 de agosto – preparação para 30 de agosto. Caravanas da educação.
- 30 de agosto – mobilização – Dia de Luto e Luta em defesa da educação pública do Paraná
- 13 a 30 de setembro – CONAPES – Conferências Regionais da Educação
- 19 e 20 de setembro – Seminário Paulo Freire