No dia em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o governo federal anunciou o início da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde serão imunizadas, inicialmente, pessoas que fazem parte do público-alvo, entre eles professores(as) da rede pública.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. O governo federal pretende atingir mais de 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza, são eles: crianças, gestantes e idosos.
Até o momento, o Paraná já recebeu e distribuiu para os 399 municípios, 1.176.000 doses. Ainda esta semana, o Estado deve receber um novo lote com 900 mil vacinas.
Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identificação e documentação que comprove a situação de inclusão em um dos grupos prioritários (se for o caso).
A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. O imunizante é contraindicado para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
A Sesa aponta ainda que as demais vacinas em atraso também podem ser colocadas em dia junto com a vacinação contra a gripe.
>> Confira quem pode receber a vacina:
Público para a vacina de rotina contra a gripe
Pessoas com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Gestantes.
Público especial para a vacinação contra a gripe
Puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias);
Trabalhadores da saúde;
Professores;
Pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Forças armadas, de segurança e salvamento;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário;
Caminhoneiros;
Portuários;
Trabalhadores dos Correios.