Cerca de 60 crianças, com idades que variam de um a 12 anos, participam do “Congressinho” da APP-Sindicato. O espaço foi pensado para receber os(as) filhos(as) dos delegados que fazem parte dos debates deste XII Congresso da entidade, que está sendo realizado em Foz de Iguaçu. Na programação pensada para a criançada, não falta diversão.
“Temos contação de histórias, recreação, sessões de cinema, caça ao tesouro, pintura, autorretrato, brincadeiras nas piscinas e quadras, enfim, não faltam atividades”, informa a assessora técnica da Secretaria de Assuntos Jurídicos da APP, Márcia Lima. Além dela, cinco monitores, quatro estudantes de Pedagogia da Unioeste de Foz e mais duas empregadas da entidade se revezam para cuidar das crianças.
“O objetivo é garantir a tranquilidade aos pais e mães, para que participem do Congresso sem preocupações. Por isso as crianças até almoçam e jantam com a equipe do Congressinho”, relata Sirlei de Lima, funcionária da APP. A assessora da Secretaria Educacional, Maria Rosa Künzle, acrescenta que além de toda a diversão, as crianças também estão tendo a oportunidade de aprender coisas importantes.
“Através das atividades conseguimos introduzir alguns temas para as crianças para explicar, por exemplo, o que os pais e mães delas estão fazendo aqui, o que é um sindicato, qual a escola e sociedade que desejamos. Esta é uma forma de introduzir o tema do `Congressão`no nosso `Congressinho`”, explicou. As atividades com as crianças prosseguem até a quinta-feira, o último dia do XII Congresso da APP.