O Colégio Estadual Amâncio Moro, no Jardim Social, em Curitiba (PR) corre sérios riscos de ser fechado pelo governo do Paraná. Nos bastidores essa é a informação preocupante para a comunidade escolar e para a APP-Sindicato, que luta contra o fechamento de escolas públicas do Paraná – e não é de hoje.
A escola possui uma estrutura ampliada e está sendo cotada para realocar alunos(as) do Colégio Estadual do Paraná durante o período em que esse passará por obras em sua estrutura física. Porém, após a reforma do Colégio Estadal, o governo pretende fechar o Colégio Amâncio Moro. São quase 300 estudantes dos ensino fundamental e médio que frequentam as aulas. Vale lembrar que para uma escola ser aberta, a comunidade é consultada e ocorre um debate coletivo. Portanto, o fechamento ou até o remanejamento também deve ser discutido com a população diretamente afetada.
A APP-Sindicato já se mobiliza e hoje (28) terá uma reunião na Secretaria de Educação (Seed), às 13h30 para abordar o tema. A secretária de Organização da APP, Tereza Lemos, participará e enfatiza que a luta do Sindicato é por nenhuma escola a menos. “O governo está se valendo para alocar o Colégio Estadual para posteriormente fechar o Amâncio Moro. Por isso, a nossa movimentação junto com a comunidade”.
Leia mais:
:: APP denuncia fechamento de escolas na Assembleia Legislativa do Paraná