Não haverá aulas presenciais nas escolas do Paraná enquanto não houver condições, aprovam educadores(as) APP-Sindicato

Não haverá aulas presenciais nas escolas do Paraná enquanto não houver condições, aprovam educadores(as)

Professores(as) e Funcionários(as) realizaram assembleia na noite desta quarta (17) e aprovaram paralisação das atividades presenciais e manutenção de atividades remotas

A APP Sindicato aprovou em assembleia geral o adiamento da greve dos(as) professores(as)e funcionários(as) para o dia primeiro de março ou quando forem retomadas as aulas presenciais. A paralisação será somente das atividades presenciais, mantendo as aulas online. A assembleia aconteceu em plataforma virtual, com a participação de mais de mil educadores(as) de escolas do Paraná.

Uma greve estava convocada para iniciar nesta quinta-feira(18). Porém, após pressão da categoria, de prefeitos e outras lideranças, o governo do Paraná decidiu adiar o retorno presencial das aulas para primeiro de março. Diante disso, a direção do sindicato organizou uma assembleia da categoria para definir sobre o tema.

A Assembleia aprovou proposta construída em reunião do Conselho do sindicato ocorrida na véspera, com a participação de representantes dos 29 núcleos regionais do sindicato. Após a aprovação da nova data, a direção da APP apresentou um calendário de lutas para manter a base mobilizada até o início da greve.

O calendário prevê visitas às escolas a partir de 18 de fevereiro, para averiguar as condições sanitárias, de pessoal e tecnológicas das escolas. Um e-mail foi criado para receber denúncias de situações de irregularidades nas escolas ([email protected]). Nos dias 20 e 27, os(as) educadores(as) vão participar de atividades com os pais nas escolas, para sensibilizá-los(as) para o cuidado com a vida. No dia primeiro de março, A APP-Sindicato deve publicar um dossiê com as condições reais das escolas e número de de contaminações de profissionais de educação com o novo CoronaVírus.

Na avaliação de especialistas consultados pelo sindicato, não há protocolos suficientes para conter o contágio entre estudantes e profissionais. O sindicato também recebeu inúmeras denúncias de falta de condições sanitárias das escolas estaduais. “Falta álcool gel, falta máscaras e até água em algumas escolas”, salientou o presidente da APP-Sindicato Hermes Leão.

Várias escolas estão anunciando fechamento por conta de casos de contaminação, após o governo exigir a presença de professores e funcionários durante a chamada “semana pedagógica”. “O governo ignorou os apelos do sindicato para que a formação dos profissionais acontecesse de forma online e o resultado já está aí: várias pessoas contaminadas e vários casos de estabelecimentos fechados por até duas semanas”, disse Hermes. Segundo o presidente, a situação pode ficar ainda pior caso o governo insista em retomar as atividades com os estudantes a partir de 01 de Março. “Se com adultos temos dificuldade em conter o avanço da doença, imagina com milhares de estudantes transitando nas escolas, ônibus, podendo contaminar outras milhares de pessoas, inclusive pais, mães, avós?”, salienta o presidente da APP-Sindicato.

Nos próximos dias, dirigentes do sindicato intensificam visitas às escolas para verificação de situações de descumprimento de resoluções e decretos do próprio governo e conversarão com profissionais, pais, mães e estudantes sobre a decisão da categoria e defesa da vida das pessoas.

MENU