Mujica debate democracia para multidão em Curitiba

Mujica debate democracia para multidão em Curitiba


Uma quadra poliesportiva lotada e, apesar dos(as) quase 4 mil presentes, o silêncio imperava. Toda atenção estava voltada para um debate sobre a democracia na América Latina. Entre os(as) convidados(as), o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gilberto Maringoni, a militante Heliana Hemerito dos Santos,  do movimento da cultura negra e do enfrentamento na violência contra mulheres e a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Lívia Morales compuseram a mesa de debates do Seminário Democracia na América Latina, no Círculo Militar em Curitiba.

Tempos ásperos – A ampla participação popular no evento demonstra um vigor social em refletir a agir contra a tomada de direitos e ameaças ao Estado Livre Democrático tão fragilizado no Brasil atual. Para o senador e ex-presidente do Uruguai os povos latinos precisam repensar a forma como se posicionam politicamente. “A democracia não é um cadáver estático. Ela é produto da consciência organizada dos homens. É uma luta pelo amor, pela vida e para que a vida dos que venham imediatamente depois de nós seja melhor”, defende o ex-presidente, aplaudido de pé pela platéia.

A APP-Sindicato participa de todas as batalhas em defesa da educação libertária e do direito de igualdade entre os povos. O presidente do Sindicato avalia a iniciativa. “Tivemos a participação dos Núcleos Sindicais aqui de Curitiba, um bom número de educadores e educadoras e foi uma oportunidade muito importante para fazer uma reflexão sobre a democracia na América Latina que se combina com esse período em que precisamos de mais e mais qualificação no sentido de incidir na conjuntura de ameaça de direitos dos trabalhadores tanto do serviço público, quanto da iniciativa privada”, reforça o professor Hermes Silva Leão.

O seminário começou pouco depois das 9h da manhã, desta quarta-feira (27), e apresentou aos(às) convidados uma plataforma de software livre para a participação popular como forma de continuar o debate após o final do evento. Lá, qualquer cidadão(ã) pode enviar perguntas, comentários e sugestões para os organizadores do evento. O Seminário foi organizado pelo Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio da APP-Sindicato.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU