O Ministério Público do Paraná e o Ministério Público Federal emitiram duas recomendações administrativas conjuntas sobre a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid 19. O documento foi encaminhado à Secretaria Estadual da Educação (Seed) e abrange as escolas públicas e privadas de Curitiba, mas a APP entende que a orientação vale para todo o estado.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
Uma das recomendações é para que as escolas exijam dos pais ou responsáveis o comprovante de vacinação dos alunos(as) contra Covid-19. O documento orienta as escolas a acionarem o Conselho Tutelar para notificar os pais ou responsáveis quando tiverem conhecimento de casos de vacinação incompleta de crianças e adolescentes.
O texto também alerta que a vacinação é direito das crianças e adolescentes e dever dos pais, conforme a legislação em vigor e decisões recentes do Supremo Tribunal Federal.
O MPPR e o MPF advertem ainda que o não cumprimento injustificado das recomendações levará à tomada das medidas judiciais cabíveis, inclusive para apuração de eventual responsabilidade civil, administrativa e mesmo criminal de agentes que, por ação ou omissão, violarem ou permitirem a violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Leia mais:
:: Deputado(a), negar a ciência é dizer sim à morte. Vote contra o PL 530!
:: Após acabar com distanciamento, Ratinho descarta medição de temperatura nas escolas
:: Deputados estaduais aprovam urgência na tramitação de projeto de lei que proíbe exigência de comprovante de vacina
:: Covid-19: Orientação da Seed estabelece prazos de afastamento e critérios para fechar turmas em caso de surtos de Covid