Mobilização do dia do(a) servidor(a) público denuncia ataques de Ratinho Jr APP-Sindicato

Mobilização do dia do(a) servidor(a) público denuncia ataques de Ratinho Jr

A APP-Sindicato destaca que Ratinho Jr prometeu diálogo, mas fecha as portas para qualquer opinião ou estudos vindos dos(as) servidores(as) públicos

A direção estadual da APP-Sindicato convoca toda a categoria para participar do ato estadual do dia do Servidor Público, que será realizado nesta quarta-feira (28). A mobilização ocorrerá em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, com início a partir das 9h e  tem como o objetivo denunciar os ataques do governo Ratinho (PSD) aos(às) servidores(as) e a educação pública.

Entre os principais ataques de Ratinho Jr e o secretário da educação, o empresário Renato Feder, estão a terceirização dos(as) Funcionários(as) de Escola, a prova para Profissionais do Processo Seletivo Simplificado (PSS), a militarização das escolas públicas, o congelamento de promoções e progressões, as alterações na lei de eleição para diretores(as) de escola e a pressão pela volta às aulas presenciais extracurriculares no período de pandemia. “Nós estamos chamando essa mobilização, tanto no Centro Cívico, mas também nos Núcleos Regionais de Educação (NREs) do estado no Paraná”, convoca o Presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes Leão.

Segundo a Vice-presidenta da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) da Educação e coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais, Professora Marlei Fernandes, esta é a primeira vez na história que um governador não recebe os trabalhadores(as) do Estado e o Fórum das Entidades Sindicais. “Ratinho prometeu diálogo durante o processo eleitoral e vêm fazendo justamente ao contrário. Não recebe ninguém, não conversa e ao mesmo tempo tem se aproveitado da pandemia para passar o rolo compressor. É tratoraço na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), são decretos, leis, implementações que retiram direitos dos servidores(as). É um dia de muita luta e mais uma vez os(as) servidores(as) vão marcar essa data em defesa do serviço público por entendermos que ele é fundamental para a maioria da população”.

O Professor Hermes Leão ressalta a necessidade da união dos(as) trabalhadores(as) da educação neste período nefasto de retirada de direitos e ataques à democracia, tanto nas escolas, quanto em toda sociedade. “Este dia 28 de outubro é o dia mais importante de toda história, de mais de 70 anos do dia do(a) servidor(a) público no nosso país. Faremos uma manifestação, junto com lideranças de outras categorias, primeiro para com a falta de diálogo do governador Ratinho para com os(as) trabalhadores(as) do Estado e segundo aos direitos dos(as) servidores(as)”.

A APP-Sindicato e o FES destacam que foi solicitada uma reunião com o governador e esperam que o governo atenda os(as) trabalhadores(as) nesta data do dia dos(as) servidores(as). O Sindicato orienta ainda que os(as) participantes utilizem máscaras e levem álcool em gel, prezando assim pela segurança de todos(as).

Confira o comunicado da APP-Sindicato sobre a militarização das escolas paranaenses:

:: Militarização: carta às mães, pais ou responsáveis
:: Sem qualquer debate com a comunidade escolar, Ratinho anuncia militarização de escolas
:: Secretário Renato Feder insiste em aplicar prova para Professores(as) PSS
:: APP-Sindicato entra na Justiça contra convocação para atividades presenciais nas escolas estaduais
:: Conselho Estadual de Saúde se posiciona contra retorno das aulas presenciais
:: APP-Sindicato denuncia abusos contra a vida em nova resolução da Secretaria da Educação
:: Dirigentes do FES cobram compromissos assumidos pelo governo