MEC realiza nesta segunda (29) sexto webinário sobre o Novo Ensino Médio APP-Sindicato

MEC realiza nesta segunda (29) sexto webinário sobre o Novo Ensino Médio

APP recomenda a participação da categoria para fortalecer a luta pela revogação do formato imposto durante o governo Temer, sem diálogo com a categoria

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

O Ministério da Educação (MEC) promove, nesta segunda-feira (29), a sexta edição do webinário sobre a reestruturação do Novo Ensino Médio. O evento será transmitido pelo canal do MEC no YouTube, ao vivo, a partir das 19h. 

O debate dá continuidade à programação do ciclo de webinários com especialistas da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, que iniciou dia 24 de abril e segue calendário até o início de junho.

A atividade contará com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll, do presidente do Centro de Estudo de Educação e Sociedade (Cedes – Unicamp), Sergio Stoco, do professor da Universidade de São Paulo (USP) e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da integrante do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), Rita Potyguara.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

6º Webinário 

Os próximos  webinários  estão marcados para esta quinta-feira, dia 1º de junho, e na próxima segunda-feira, dia 5 de junho. Nas ocasiões, serão escutados(as) professores(as) de universidades estaduais e federais do país, além de representantes de institutos e centros de estudos.  Acompanhem e fiquem por dentro das discussões e proposições.

Relembre os webinários do MEC

1º Webinário 

2º Webinário

3º Webinário

4º Webinário

5º Webinário

Consulta Pública 

A Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023, do MEC, após a mobilização dos(as) trabalhadores(as) da educação e dos(as) estudantes pela revogação do Ensino Médio.

Prevista para acontecer até 6 de junho, podendo ser prorrogada, a consulta tem como objetivo coletar subsídios que possibilitarão a tomada de decisões sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio. Outras informações sobre a Consulta Pública estão disponíveis na  página do MEC.  

A APP-Sindicato recomenda a participação da categoria, para a defesa da educação pública de qualidade, contra o formato imposto pelo governo Temer sem ouvir a categoria e a comunidade escolar. 

O modelo não atende as necessidades dos(as) estudantes, além de alavancar a destruição da carreira docente, uma vez que os componentes curriculares dos itinerários formativos e da parte flexível podem ser ministrados por professores(as) não licenciados(as).

>> Acesse e siga as orientações para pressionar pela revogação: https://appsindicato.org.br/nnna

No programa Educação em Pauta, publicado no Facebook e no YouTube da APP-Sindicato, a secretária Educacional da APP, Vanda Santana, e a secretária-executiva Educacional, Margleyse dos Santos, explicam o passo a passo para que, a partir das orientações da CNTE, os(as) educadores(as) possam enviar suas contribuições.

Leia também:

:: MEC promove quinto webinário sobre Novo Ensino Médio nesta segunda (22)

::Em Seminário na Câmara, CNTE defende revogação do NEM e retirada do Fundeb do arcabouço fiscal

::CNTE defende ação articulada em resposta à consulta do MEC sobre o Novo Ensino Médio

::MEC e Anped promovem webinários com especialistas sobre o Novo Ensino Médio

::Webinário enfatiza necessidade de revogação do Novo Ensino Médio

::Eventos debatem reestruturação do Novo Ensino Médio nesta semana

 

 

MENU