O Ministério da Educação (MEC) promove, nesta segunda-feira (22), a quinta edição do webinário sobre a reestruturação do Novo Ensino Médio. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 19h, e integra a programação do ciclo de webinários com especialistas da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, que será realizado até o início de junho.
A atividade terá a participação do professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenador da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Profissional Pública da Bahia (REDE EPT), Almerico Lima, da diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), Carlota Boto, do ex-secretário de Educação Básica do MEC e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Cesar Callegari. O debate será moderado pelo professor sênior da Escola de Comunicação e Artes da USP, Luis Roberto Alves.
A APP-Sindicato recomenda a participação de toda a categoria no debate por entender que o formato atual do NEM não atende as necessidades dos(as) estudantes e acentua a destruição da carreira docente, uma vez que os componentes curriculares dos itinerários formativos e da parte flexível podem ser ministrados por professores(as) não licenciados(as), isto é, com notório saber. Com informações do MEC.
Serviço:
5º Webinário com Especialistas da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio
Data: segunda-feira, 22 de maio
Horário: às 19h
Assista e compartilhe: Canal do MEC no YouTube
Confira a agenda de webinários do MEC
Os próximos webinários estão marcados para os dias 29 de maio, próxima segunda-feira, e dias 1º e 5 de junho. Nas ocasiões, serão escutados(as) professores(as) de universidades estaduais e federais de todo o país, além de representantes de institutos e centros de estudos.
Consulta Pública
A Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023, do Ministério da Educação, após a mobilização dos(as) trabalhadores(as) da educação e dos(as) estudantes pela revogação do Ensino Médio.
Prevista para acontecer até 6 de junho, podendo ser prorrogada, a consulta tem como objetivo coletar subsídios que possibilitarão a tomada de decisões sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.
>> A programação completa sobre a Consulta Pública está disponível na página do MEC.
Relembre os webinários do MEC
1º Webinário
2º Webinário
3º Webinário
4º Webinário
>> Leia também:
::Em Seminário na Câmara, CNTE defende revogação do NEM e retirada do Fundeb do arcabouço fiscal
::CNTE defende ação articulada em resposta à consulta do MEC sobre o Novo Ensino Médio
::MEC e Anped promovem webinários com especialistas sobre o Novo Ensino Médio
::Webinário enfatiza necessidade de revogação do Novo Ensino Médio
::Eventos debatem reestruturação do Novo Ensino Médio nesta semana