MEC divulga editais do Sisu, Prouni e Fies com antecipação das datas de inscrição APP-Sindicato

Estudantes que participaram do Enem podem se inscrever nos programas utilizando a nota que será divulgada no dia 16 de fevereiro

Ministério da Educação (MEC) publicou os editais dos programas Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A inscrição para os três processos seletivos é gratuita e deve ser feita no Portal Acesso Único.

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever nos programas utilizando a nota do Enem, que será divulgada em 16 de fevereiro.

Os calendários dos editais são diferentes dos divulgados em novembro de 2022 – as inscrições foram antecipadas.

O Sisu, que visa garantir a entrada no ensino superior, terá inscrições de 16 a 24 de fevereiro. O resultado sai no dia 28 do mesmo mês.

No ProUni, que atende interessados em estudar na rede privada com bolsas de estudo financiadas pelo governo, as inscrições acontecem de 28 de fevereiro a 3 de março, com a primeira chamada valendo de 7 a 16 e a segunda de 21 a 30 de março.

O Fies, que financia cursos em universidades particulares, tem inscrições de 7 a 10 de março, com os resultados sendo divulgados no dia 14 do mesmo mês.

Neste ano o Sisu completa 13 anos e mais de 226 mil vagas em 6.402 cursos de graduação estão disponíveis nas 128 instituições participantes.

A classificação em todos os processos será realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022. Para o Prouni, será válido também o Enem de 2021. Notas a partir da edição de 2010 do Enem serão aceitas para inscrições no Fies.

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil – a maioria por instituições federais. O Sistema seleciona os estudantes com base na nota do Enem, até o limite das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos, por ordem de classificação.