Maysa (1936 a 1977) | APP-Sindicato

Maysa (1936 a 1977)


Maysa Figueira Monjardim Matarazzo, a conhecida Maysa, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de junho de 1936.  De voz rouca e singular, desde pequena sonhava em ser cantora – e se tornou cantora e compositora de grandes sucessos conquistando fama no Brasil e em outros países.

A música “Adeus” foi uma das suas composições com apenas 12 anos de idade. Na adolescência, cantava e tocava violão para familiares e amigos. 

Sua beleza impressionava, assim como a sua rebeldia. Fumava e bebia, além de ousar nos cortes de cabelo e vestir calça comprida – hábitos considerados “moralmente” masculinos e que impactava na sua família, pois seu pai era descendente de uma tradicional família do Espírito Santo, além de ser a neta do Barão de Monjardim e bisneta do comendador José Francisco de Andrade Monjardim, que presidiram a província do Espírito Santo.

Maysa casou-se aos 18 anos com o empresário André Matarazzo e dessa relação nasceu Jayme Monjardim, conhecido por ser diretor de novelas. 

Maysa foi descoberta, em 1956, por um produtor musical (no mesmo ano em que nascia o seu filho), quando foi lançado o disco Convite Para Ouvir Maysa, com a exigência de seu marido de não tê-la exposta na capa. A capa foi estampada com orquídeas e a renda revertida para o Hospital de Câncer.

Com gênio avassalador e ingestão desenfreada de bebidas alcoólicas, envolveu-se em brigas e escândalos em sua carreira. Outros romances permearam a vida de Maysa, incluindo uma mudança para Madrid.

Faleceu prematuramente no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 1977.

Músicas e características

Maysa lançou 12 álbuns e ganhou destaque na mídia. O primeiro disco Convite Para Ouvir Maysa (1956), traz oito sambas-canção compostos por ela, emplacando sucessos com as músicas Adeus e Resposta

Já no ano seguinte dois fatos marcaram a vida e a carreira de Maysa; separação e o lançamento de Maysa (1957), sobressaindo as músicas Ouça e Se todos Fossem Iguais a Você. Após a separação, que abalou suas estruturas, a cantora emplacou com a música Meu Mundo Caiu.

Maysa fez  muitos shows nacionais e em diversos países. Com repertório poliglota, ela dominava idiomas como o inglês, francês, espanhol, dentre outros. Em uma época da sua trajetória profissional, deixou a criação de seu filho com o ex-marido e sua nova esposa. Entre tantos reconhecimentos, também fez uma participação na novela O Cafona, em 1971. 

As características da cantora influenciaram gerações – o chamado  Estilo Maysa.

Meu Mundo Caiu (1958)

Meu mundo caiu
E me fez fi car assim
Você conseguiu
E agora diz que tem pena de mim
Não sei se me explico bem
Eu nada pedi
Nem a você nem a ninguém
Não fui eu que caí
Sei que você me entendeu
Sei também que não vai se importar
Se meu mundo caiu
Eu que aprenda a levantar

Discografia essencial

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

1953 – Casablanca

Considerado um clássico e um marco do cinema, Casablanca estreou em 1943, trazendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, mas como tema central uma história de amor vivida por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart.

1977 – Morre Elvis Presley

Em 1977, morre uma lenda do Rock and Roll: Elvis Presley. O Rei do Rock, como ficou conhecido, morreu precocemente, deixando uma legião de fãs e um novo estilo de fazer música. Personalidade controversa, viveu cercado de polêmicas e até hoje, ainda há quem diga que “Elvis não morreu!”

Veja mais:

10 curiosidades de Elvis

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

1943 – Criação da CLT

Em 1943, no governo Vargas é criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um passo importantíssimo para a cidadania do povo brasileiro. Infelizmente, nos últimos governos (Temer/Bolsonaro) a lei maior que protege os trabalhadores foi duramente atacada e deformada.

Veja mais:

A criação da CLT

1967 – Criação da Funai

Em 1967, é criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com a missão institucional de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Veja mais:

A Funai

1967 – Morte de Che Guevara

1967 marca também a morte de Ernesto Che Guevara, na Bolívia. Personalidade marcante e fundamental na história da América Hispânica moderna. Relevância na revolução cubana. Seu nome e rosto tornaram-se símbolo de rebeldia, sendo usado em vários artigos comerciais e culturais.

Confira memórias por Aleida Guevara

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

1955 – Morte de Albert Einstein

Um físico e matemático alemão despede-se da história. Em 1955, morre Albert Einstein, que conquistou um prêmio nobel da física. Deixa como contribuição um legado que inclui a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da teoria da relatividade espacial, além de várias contribuições para a física e para o movimento browniano.

Veja mais:

Albert Einstein, legado e curiosidades

1957 – Lançamento do Sputnik I

Em 1957 ocorreu o  lançamento do primeiro satélite, o Sputnik I pela URSS, saiba mais (aqui).

Área de Matemática e suas Tecnologias

1977 – Morte de Maysa na Ponte Rio - Niterói

Um trágico acidente na Ponte Rio-Niterói tirou a vida de Maysa no ano de 1977. A ponte, que liga os municípios do Rio de Janeiro a Niterói, foi idealizada pelo Ministro dos Transportes da época, Mario Andreazza, e inaugurada em 1974. São 13,29 km de comprimento, 26,6[2] m de largura, 75 m de altura máxima e o tráfego em média é de 150.000 veículos por dia. 

Curiosidade:

Ponte Rio-Niterói

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU