De longa data que a APP-Sindicato vem fazendo a crítica do caráter que assume a formação continuada da SEED na Gestão Richa. Desta vez não é diferente. Com poucas informações introdutórias sobre como organizar a Formação em Ação, o portal da SEED tráz um rol de mais de 40 (quarenta) temas sem um roteiro de aprofundamento dos debates.
A tônica dos roteiros propostos está em consonância com a perseguição a nossa categoria que o Estado vem apresentando: culpabilizaçãodos(as) trabalhadores(as) em educação pelo resultado social. A exemplo, os roteiros propostos para os temas Avaliação e Adolescentes em Conflito com a Lei, que desconsideram no debate as variáveis sociais para a análise de perfil de alunos e também para o estabelecimento das relações de ensino-aprendizagem.
Neste sentido, a APP- Sindicato propõe que no dia 02 de junho a Formação na Escola seja a oportunidade do debate educacional qualificado pela análise dos processos de mercantilização da Educação que o Brasil e o Paraná vêm sofrendo. Para isso, já esta disponível em nosso Portal o Caderno de Debates da 7ª Conferência Estadual de Educação que aborda todos os temas contemplados no rol de proposições da SEED, mas com um olhar analítico sobre as políticas públicas que de fato vem interferindo na realidade dos resultados educacionais.
Assim, para os temas, propomos:
Tema proposto pela SEED | Proposta do Caderno de Debates da Conferencia Estadual da APP-Sindicato |
Avaliação | Eixo I – Participação, Organização, Controle Social e Gestão Democrática da Educação
1.9 Avaliação……………………………………………..p.45 a 50 |
Currículo e Prática | Eixo IV
Organização Curricular na Ed. Básica………….p.97 a 110 4.2.1a 4.2.3 As disputas pelo Currículo…..p. 101 a 110 4.5.1 Educação Especial ………………………….p. 122 a 131 4.5.6 Educação de Jovens e Adultos ………… p.143 a 149 Eixo V 5.1 Por uma Escola sem Machismo ………… p. 150 a 155 5.2 Por uma Escola sem LGBTfobia …………. p.156 a 165 5.3 Por uma Escola sem Racismo …………….p. 166 a 173 |
Desafios Educacionais Contemporâneos | Eixo II
Financiamento da Educação …………………. p. 51 a 60 Eixo IV 4.5.5 Educação Quilombola …………………. p. 140 a 143 Eixo V 5.1 Por uma Escola sem Machismo ………… p. 150 a 155 5.2 Por uma Escola sem LGBTfobia …………. p.156 a 165 5.3 Por uma Escola sem Racismo …………….p. 166 a 173 |
Educação Especial | Eixo IV
4.5.1 Educação Especial ……………………….. p.122 a 131 |
Modalidades | Eixo IV
4.5 Modalidades …………………………………. p.122 a 149 4.5.1 Educação Especial 4.5.2 Educação Profissional 4.5.3 Educação do Campo, Florestas e das Águas 4.5.4 Educação Indígena 4.5.5 Educação Quilombola 4.5.6 Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Funcionários(as) de Escola
(Agentes I e Agentes II) |
Avaliação de Políticas Educacionais do Governo Estadual …………………………………………………… p. 17
Eixo I 1.1. As relações de poder nas escolas……………p.28 1.2. A gestão democrática da Educação ………. p.29 1.8. Gestão democrática da Escola …………….. p.36 a 45 Eixo II Financiamento da Educação ……………………… p.51 a 60 Eixo III 3.1 A defesa histórica da APP-Sindicato e 3.2 As ameaças e a resistência ………………….. p.61 a 63 3.9 Funcionários e Funcionárias de Escola……p. 77 a 81 Eixo V 5.1 Por uma Escola sem Machismo ………… p. 150 a 155 5.2 Por uma Escola sem LGBTfobia …………. p.156 a 165 5.3 Por uma Escola sem Racismo …………….p. 166 a 173 |