O governo Ratinho Jr deu um passo à frente na caminhada para acabar com a educação pública no Paraná. Nessa quinta-feira (19) foi publicada oficialmente a lista de escolas que serão entregues a empresas no programa Parceiro da Escola, incluindo 70 colégios onde não houve o quórum mínimo nas consultas às comunidades escolares realizadas nos dias 6,7 e 9 de dezembro.
A inclusão dessas 70 escolas é um ataque à educação pública e um desrespeito a essas comunidades escolares. Na consulta, realizada em 177 escolas, apenas 11 aprovaram a proposta de entregar o colégio para uma empresa “administrar”.
Segundo a Seed, os 70 colégios foram incluídos com base em critérios como falta de divulgação do Ideb, avaliações abaixo da média estadual ou frequência escolar menor do que 85%. Os contratos serão firmados com três das nove instituições de ensino privadas credenciadas: os grupos Apogeu, Positivo e Salta.
A APP vai atuar juridicamente para reverter mais esse arbítrio do governo Ratinho Jr. O Sindicato vai informar ao Judiciário, na ação judicial contra o Parceiro da Escola, a decisão do governo de incluir na privatização as escolas que não atingiram o quórum na consulta.
No total, 82 escolas de 34 municípios serão entregues e a empresas privadas. Nesse grupo estão os dois colégios do projeto-piloto do Parceiro da Escola: o Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais.
Confira a lista das escolas.
82escolas