Lutar e resistir: educadores(as) aprovam Jornada de Lutas em Assembleia Estadual da APP

Lutar e resistir: educadores(as) aprovam Jornada de Lutas em Assembleia Estadual da APP

O período crítico exige unidade e a necessidade de fortalecer a resistência contra os ataques de Ratinho e Feder.

Reunidos(as) em Assembleia online neste sábado (5), os(as) trabalhadores(as) da educação do Paraná debateram e aprovaram uma extensa Jornada de Lutas em defesa da vida, da saúde, da escola pública, de melhores condições de trabalho e por valorização profissional.

Caravanas em todo o estado já a partir deste mês, campanha salarial, defesa das carreiras e de concursos públicos, defesa da vacinação e segurança sanitária nas escolas e lutas contra o processo de mercantilização, terceirização e privatização da educação pública compõem a pauta de mobilizações.



A 1ª Assembleia Estadual de 2022 ocorre em um contexto dramático, marcado por recentes mudanças no Plano de Carreira dos(as) professores(as), descaso com funcionários(as) e aposentados(as), calote na Data-Base, avanço da terceirização nas escolas, mudanças curriculares impostas pelo Novo Ensino Médio, incertezas sobre a volta às aulas e um novo pico da pandemia de Covid-19 no Paraná.


O debate apontou para a importância da unidade e a necessidade de fortalecer a resistência contra os ataques de Ratinho e Feder.

Nós precisamos superar este projeto de destruição da escola pública e dos direitos duramente conquistados pela nossa categoria. Para obter vitórias, precisamos do engajamento de todos e todas nas lutas que virão”, avalia a presidenta da APP, Walkiria Mazeto.

Os trabalhos da mesa também foram conduzidos pelo secretário-geral Celso dos Santos e o secretário executivo de Assuntos Municipais, Antônio Marcos.

Além das mobilizações propostas para enfrentar o período crítico de ataques à categoria e à educação, a Direção Estadual apresentou informes detalhados sobre temas funcionais e pedagógicos.

As orientações sobre todos os tópicos, que incluem assuntos como as promoções e progressões, Piso Nacional, jornada de trabalho e volta às aulas, serão disponibilizadas integralmente no site da APP nos próximos dias.

A Assembleia também elegeu os(as) representantes de base do Sindicato no Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE e aprovou alterações no Regimento Único da APP e o Regimento para as Eleições das Direções Municipais. A próxima Assembleia Estadual deve ocorrer em abril.

Confira a íntegra das mobilizações aprovadas abaixo ou clique aqui para baixar o PDF.

DeliberaçõesAssembleia0502

>> Baixe o Regimento Único da APP atualizado
>> Baixe o Regimento das Eleições de Direções Municipais

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU