Luta da APP garante prorrogação de pré-matrículas para o Celem

Luta da APP garante prorrogação de pré-matrículas para o Celem


Foto: APP-Sindicato

Dirigentes da APP-Sindicato e representantes do Fórum Estadual das Associações de Professores(as) da Línguas Estrangeiras do Paraná participaram de uma reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para debater a reorganização do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas , o Celem. Diante da reorganização posta pela Secretaria de Educação (Seed) para o programa em 2018, a APP solicitou um debate na Comissão para denunciar a redução de oferta do Celem nas escolas.

A secretária de Finanças da APP, professora Walkíria Mazeto, afirma que as alterações feitas pela Seed diminuem o número de turmas para o próximo ano. “A Secretaria altera a oferta do Celem saindo do modelo de oferta escolar para a oferta em pólos.  Essa concentração em pólos reduz, para 2018, 30% das turmas já disponíveis em 2017. Se a comunidade e os estudantes tiverem que sair da proximidade da sua escola para ir a um outro bairro, nem todos poderão fazê-lo. Esse é um modelo excludente”, destaca Walkíria.

Dirigentes da APP e educadores(as) participam de debate na Comissão de Educação da Alep. Foto: APP-Sindicato

Outro ponto destacado pela APP foi o período de matrícula estabelecido pela Secretaria. “A Seed estabeleceu um período curto para pré-matrícula em dezembro e as turmas só serão efetivadas a partir dessas matrículas. No entanto, não houve nenhum processo de divulgação para a comunidade escolar sobre a oferta do Centro de Línguas. A maioria dos(as) estudantes nem sabe o que mudou no programa e desconhece que não haverá oferta em todas as escolas. Dentro do debate com a Comissão, nós conseguimos que a Seed prorrogue as pré-matrículas até o dia 12 de janeiro”, explica.

O presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná, professor Gilson Rodrigo Woginski, destaca que a redução de turmas representa um desmonte no Celem. “Nós observamos uma grande redução, um desmonte pedagógico no programa que nós cultivamos há mais de 30 anos. Os pólos representam o maior problema dessa reorganização do Celem, pois permitem o fechamento de turmas em várias escolas para concentrar o programa em poucos locais”, diz o educador.

Woginski exemplifica a redução de turmas na capital paranaense. “No Núcleo de Educação de Curitiba, por exemplo, nós temos 243 turmas que atendem alemão, francês, japonês, mandarim e outras línguas em 2017. No entanto, dessas turmas, a Seed autorizou apenas 170 para 2018. A concentração em pólos exclui os alunos dos bairros e os estudantes das zonas rurais”, pontua.

A APP-Sindicato continua acompanhando os debates sobre a oferta do Celem e cobrando da Seed que a reorganização seja repensada, mantendo o mesmo número de turmas de 2017 e abertura de turmas de Aperfeiçoamento. “Convocamos todos os estudantes  e comunidade escolar interessada em cursar uma segunda língua estrangeira a procurar a escola mais próxima de sua casa e fazer a pré-matrícula. Esse importante programa deve continuar atendendo a comunidade na oferta gratuita deste curso, esse é o papel da escola pública”, finaliza Walkíria.

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