Luta da APP é exemplo para a América Latina

Luta da APP é exemplo para a América Latina


Encontro internacional debate a luta dos(as) trabalhadores(as)

A Venezuela é palco de um importante encontro internacional que está debatendo a luta de trabalhadores(as) na América Latina. O evento, que acontece na cidade de PuntoFijo , iniciou nesta quarta-feira (22) e vai até o próximo domingo (26). A APP-Sindicato participa do encontro com a presença da secretária de Formação Política Sindical, Janeslei Albuquerque, e da assessora Maria Rosa Künzle, levando a discussão do papel do sindicato na construção do Plano Nacional e Estadual de Educação no Brasil.

De acordo com Maria Rosa, que é doutora em História da Educação pela UFPR, a solidariedade internacional demonstrada no evento é muito importante para a luta dos(as) trabalhadores(as). “O tempo todo, nossa presença e a de trabalhadores de vários países da Europa, da América do Norte, da África e, obviamente, de países latinoamericanos, é saudada como demonstração dessa solidariedade e reforço da luta unitária dos trabalhadores e trabalhadoras venezuelanos e ao governo bolivariano”, explica. O evento deve debater, entre outras coisas, o fortalecimento dos Conselhos Populares. “Sem autonomismo e sem perder o caráter de classe, esses conselhos representam uma forma de resistência popular ao cerco que o capital faz hoje na Venezuela”, completa Maria Rosa.

Para a secretária de Formação, Janeslei Albuquerque, a APP contribui no evento com o exemplo do enfrentamento dos desmandos que a educação vem sofrendo no Paraná. “A APP tem resistido aos frequentes ataques do capitalismo neoliberal, materializados em governos que retiram direitos. Essa lógica de ataque é parte do avanço do capital e é necessário que os trabalhadores e trabalhadoras encontrem e construam juntos a resistência”, destaca.

A APP se tornou um exemplo de luta e resistência que foi para o Brasil e para a América Latina ao fazer duas greves históricas no Paraná neste ano. Os ataques que os(as) educadores(as) sofreram por parte do governo foi reconhecido pelas diversas entidades de Direitos Humanos e países do mundo que demonstraram apoio à categoria. Além disso, as representantes da APP-Sindicato apresentarão um artigo em que discutem o papel do sindicato na construção das diferentes propostas para o Plano Nacional de Educação no Brasil, destacando o importante papel cooperativo entre as entidades que estiveram envolvidas em sua construção.

MENU