Durante a tarde desta terça-feira (3), a APP-Sindicato transmitirá uma live para tratar sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Paraná.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
A transmissão intitulada “A Farsa do Ideb no Paraná”, será promovida pela Secretaria Educacional da APP-Sindicato, terá início às 17h e contará com a participação da presidenta, Walkíria Olegário Mazeto. A live será disponibilizada nas redes sociais da APP (Instagram e Facebook) e no YouTube.
No Paraná, educadores(as) têm relatado diversas manobras que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem feito para forjar a tão famigerada “melhor educação do Brasil”, a qual Ratinho Jr ostenta nos quatro cantos do Paraná.
Desde que assumiu o governo, Ratinho Jr, junto com o ex-secretário de Educação, Renato Feder, e agora Roni Miranda, estabeleceu uma política pautada em atingir índices positivos no IDEB, mesmo que custasse a saúde mental de trabalhadores(as) da educação.
Para isso, artifícios como o Prova Paraná, tutorias, o famigerado “Se Liga”, “Presente Paraná” ou “Professor Diamante” foram criados para garantir que as escolas aumentassem as taxas de aprovação. Vale ressaltar, que a Prova Paraná não passa de um treinamento para as provas do SAEB.
A APP sempre se posicionou contrária às políticas do governador e da Secretaria de Educação, que conduz um projeto educacional pautado na meritocracia e no ranqueamento.
“O governador tenta a partir de artifícios como a Prova Paraná e o Se liga criar uma educação fictícia que, para quem é de fora da escola, acha maravilhosa, mas os educadores, educadoras e estudantes que vivem a realidade da escola sabem que é uma farsa. Para uma educação pública de qualidade, é preciso investimento, valorização profissional e respeito, tudo o que o atual governo não demonstra ter”, completa Walkiria.