Debatendo o feminismo com um bocado de cultura APP-Sindicato

Debatendo o feminismo com um bocado de cultura


Foto - Reprodução/Netflix

Separamos uma lista de filmes, séries, livros e podcasts que podem auxiliar no debate sobre o feminismo em sua escola, com familiares e amigos. As sinopses estão disponíveis no site. Confira!

Fimes e Séries

Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? – Johanna Demetrakas (2018)

Um álbum de fotos da década de 1970 captura o despertar de mulheres deixando para trás restrições culturais impostas sobre elas desde sua infância e abraçando a si mesmas por inteiro. A diretora Johanna Demetrakas revisita essas fotos e as histórias de vida das mulheres retratadas nelas, refletindo sobre as mudanças culturais que aconteceram desde então e a ainda presente necessidade de mudança.


Maid – Molly Smith Metzler (2021)

A minissérie acompanha Alex, uma jovem mãe que consegue um emprego limpando casas para escapar de um relacionamento abusivo. No caminho, ela é acolhida em um abrigo para jovens vítimas de abuso e começa a trabalhar como empregada doméstica para guardar dinheiro e tentar encontrar um lugar para morar com a filha.

Nise – O Coração da Loucura – Roberto Berliner (2015)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

As sufragistas – Sarah Gavron (2015)

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Maud Watts, sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Livros

Entrelaçando gênero e diversidade:enfoques para a educação – Lindamir Salete Casagrande e Nanci Stancki da Luz (Org.) (2016)

O livro é o primeiro de uma coletânea, pensada e organizada para contribuir com as discussões acerca da temática gênero e diversidade na escola, a partir de temas que visam contemplar parte de toda sua complexidade, de diferentes abordagens e perspectivas, seja nas metodologias ou nas diferentes perspectivas teóricas adotadas pelas(os) autoras(es).

Lugar de Fala: Feminismos Plurais – Djamila Ribeiro (2019)

Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala,Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala.

A guerra não tem rosto de mulher – Svetlana Alexijevich (1985)

Invertendo a ordem da história, em que homens fazem a guerra e se tornam os heróis da nação, a autora feminista Svetlana Aleksiévitch reconstrói fatos históricos a partir da perspectivas de mulheres que integraram o Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, sem nunca terem sido reconhecidas. O livro aborda as histórias de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.

Heroínas Negras Brasileira em 15 Cordéis – Jarid Arraes (2017)

O livro é uma compilação de cordéis que resgatam a memória de personagens históricas brasileiras que lutaram pela sua liberdade e seus direitos, reivindicaram seu espaço na política e nas artes, levantaram sua voz contra a injustiça e a opressão. Este livro reúne quinze dessas histórias impressionantes, ilustradas por Gabriela Pires.

Podcasts

Podcasts

Afetos – Com Gabi Oliveira e Karina Vieira

O podcast Afeto é uma criação das comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira. Os 5 primeiros episódios são sobre Sentimentos, temas que as interlocutoras acreditam que as move, mesmo que de forma subjetiva. Disponível todas as sextas, antes do 12h.

Imagina juntas – Com Jeska Grecco, Gus Lanzetta e Carol Rocha

Imagina Juntas é um podcast feito por @tchulim, @jeskagrecco e @guslanzetta. As comunicadoras abordam temas como relacionamentos, cultura, formatos de trabalho e o universo feminino.

Praia dos Ossos – Com Branca Vianna

No dia 30 de dezembro de 1976, Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros numa casa na Praia dos Ossos, em Búzios, por seu então namorado Doca Street, réu confesso. Mas, nos três anos que se passaram entre o crime e o julgamento, algo estranho aconteceu. Doca tornou-se a vítima. Praia dos Ossos é um podcast original da Rádio Novelo.


Leia mais:

:: Me chame pelo meu nome
:: Mulheres negras na educação: representatividade importa!
:: Por uma escola feminista!
:: Do conceito às conquistas; afinal, o que é feminismo?

MENU