Escritora Laura Restrepo | Colômbia | APP-Sindicato

Laura Restrepo | Colômbia


Ao falar da Colômbia nos vêm à cabeça algumas imagens preconcebidas relacionadas ao narcotráfico, cartéis e o temido Pablo Escobar. Mas isso é passado. A Colômbia é um país riquíssimo em belezas naturais, história, cultura e é um dos sete países andinos que abriga a Cordilheira dos Andes. O país, nos últimos anos, vem passando por um processo de modernização de suas infraestruturas, inclusive o transporte público de Bogotá adotou os famosos biarticulados e estações tubo de Curitiba.

A Capital, Bogotá, é repleta de história, de museus e cheira a café, sobretudo em La Candelaria, o centro histórico. Já o Serro Monserrate oferece aos visitantes uma vista incrível da cidade e também da Cordilheira dos Andes. Para chegar aos 3 mil metros de altura, onde se encontra a Igreja, podemos ir a pé, de teleférico ou via funicular. É possível que as pessoas sejam vítimas do soroche (mal da altitude) ao chegar lá, mas nada que um bom chá de coca não resolva.

Há uma ampla liberdade de imprensa no país e as organizações sindicais são muito presentes, já que vêm ocorrendo uma série de medidas para assegurar os direitos humanos e a liberdade individual dos cidadãos. Culturalmente, a riqueza é enorme, haja vista uma mescla de povos que se refletem em diversas áreas, sobretudo na música. A cumbia tornou-se marca registrada da Colômbia e também de outros países hispânicos. Na Literatura, Gabriel Garcia Marques colocou o país no cenário mundial, ao receber o Prêmio Nobel em 1982, mostrando a genialidade dos escritores colombianos e, é neste cenário que surge a nossa escritora do mês de maio, Laura Restrepo. Veremos quem é essa mulher e você saberá porque não podíamos deixar de escolhê-la.

Sobre a escritora:

Para falar da escritora e professora de literatura em universidades – atualmente da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos -, e sua formação em Filosofia e Letras, também é necessário destacar a sua militância com pós-graduação em Ciências Políticas. Das suas profissões, a veia política sobressai na defesa das causas humanitárias. Sendo que em 1983, integrou a comissão negociante da paz entre o governo colombiano e o grupo guerrilheiro M-19.

Laura figura entre os autores latino-americanos reconhecidos. Seus textos e obras foram traduzidos em mais de 20 idiomas. Os seus romances mesclam reportagem e ficção, interlocutando a realidade com humor – objetividade e crítica se unem. Recebeu premiações como Sor Juana Inés de la Cruz, France Cultura, Grinzane Cavour e Alfaguara (sendo presidente do júri José Saramago).

Sobre suas obras:

Historia de un entusiasmo (1986) retrata sua interação com os membros guerrilheiros do M-19. Laura ganhou notoriedade pela facilidade em traçar perfis psicológicos complexos em meio à confusão e miséria social. Mistura em suas obras a narrativa policial e o romance histórico para contextualizar os emaranhados psicológicos dos personagens. Escreve sobre o narcotráfico, o conflito de gerações, paixões e reflexões maternas. Seus textos são ricos em detalhes detetivescos com toques de mistérios e reflexões.

Saiba mais: (aqui)


Principais obras:

• Historia de un entusiasmo (1986)
• Doce Companhia (1997)
• La isla de la pasión (1989)
• Las vacas comen espaguetis (1989 – infantil)
• La multitud errante (2001)
• Olor a rosas invisibles (2002)
• O Leopardo ao sol (2002)
• A noiva escura (2003)
• Delírio (2008)
• Heróis Demais (2011)
• Hot sur (2012)
• Pecado (2016)

Fragmento da obra:

“O próprio Mateo o tinha batizado assim, o lance obscuro, porque o que aconteceu naquela vez foi nocivo, mas também porque estava sepultado sob uma montanha de meias verdades. O pior de tudo era sua falta de lembranças; aquilo tinha acontecido quando ele era pequeno demais para fixar na memória. Bengaladas de cego. Era uma expressão que tinha ouvido por aí. Ele se sentia assim, dando bengaladas de cego em meio a uma história que não compreendia, mas de que fazia parte e que o prendia como uma rede” (p. 02)

REFERÊNCIA: RESTREPO, Laura. Heróis Demais. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.


DICAS PARA TRABALHO EM SALA DE AULA:

As riquezas colombianas podem ser trabalhadas em várias disciplinas da Base Comum. Listamos abaixo algumas sugestões que podem enriquecer o trabalho em sala de aula.

>> História

Cartagena das Índias é uma das cidades mais antigas da Colômbia (1533).

Antes dos espanhóis, ali viveram várias tribos andinas e com a expansão do império espanhol, com sua saída estratégica para o Oceano Pacífico, foi escoadora de ouro, prata, esmeraldas e um dos maiores centros de escravizados africanos das colônias espanholas. Por sua grande prosperidade, foi também reduto de piratas e corsários. Hoje, quinta maior cidade do país, é um importante centro turístico e cultural, sendo considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984.

Saiba mais:
Turismo, cultura, história 
Mergulho na história colonial espanhola
Cartagena Colômbia

Durante a Guerra Fria e as ditaduras militares na América do Sul, surgiram organizações e grupos que se propuseram a lutar contra o domínio do capitalismo norte-americano. Na Colômbia, as FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) são os grupos mais expressivos e duradouros. Autoproclamadas organizações marxistas-leninistas, com inspiração bolivariana, defendem os pobres agricultores das explorações a que estão submetidos. Do seu surgimento, na década de 1960, aos dias atuais, muitas coisas mudaram na organização.

Saiba mais:
História geral 
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia 
Processo de Paz na Colômbia

Há partes da História que seriam melhor não terem ocorrido, assim como certas personalidades. Na Colômbia atual, o povo em geral não gosta de falar sobre o narcotráfico, cartéis de Cali e Medellín e, sobretudo, dele: Pablo Escobar.

Saiba mais:
Aventuras na História
Pablo Escobar
Cartel de Cali 
Cartel de Medellin

>> Geografia

Zipaquirá é uma pequena cidade a 50 quilômetros de Bogotá e lá está a principal atração turística da Colômbia: a Catedral de Sal. Uma incrível obra de engenharia e arte religiosa esculpida nas entranhas da terra, no fundo de uma mina de sal (180 metros de profundidade).  Mas, o que a torna tão especial? Ela é mesmo de sal?

Saiba mais:
Catedral de Sal

VulcõesA Cordilheira dos Andes é repleta de vulcões. Alguns adormecidos, outros nem tanto. Na Colômbia há vários em atividade ainda.

Saiba mais:
Notícias vulcões

>> Educação Física

Falar em fair play nos esportes é o mesmo que falar em ética, senso de justiça e equilíbrio, ou o jogo limpo entre os adversários. Um dos mais belos e emocionantes exemplos desta prática ocorreu entre a Chapecoense x Atlético Nacional, num jogo que, infelizmente, não aconteceu. 

Saiba mais:
Documentário tragédia Chapecoense
Homenagem Chapecoense

Há esportes típicos e curiosos mundo afora. Um exemplo é o Tejo colombiano que é jogado acompanhado de pólvora e cerveja.

Saiba mais:
Tejo

>> Biologia / Ciências

As rosas são consideradas as rainhas das flores. O que dizer das rosas colombianas? Por que são maiores e apresentam uma cor mais intensa? E o perfume? Inebriante!

Saiba mais:
Rosas colombianas
O que são rosas colombianas?

Bogotá é uma cidade que cheira a café. Há milhares de produtos à base dele: doces, chocolates, iogurtes e biscoitos. Juan Valdez é uma marca conhecida e apreciada mundo afora. O café  colombiano é um dos melhores do mundo, disso não há dúvida. O que faz dele tão especial? Entre os cafés mais produzidos na Colômbia, os varietais bourbon, typica, caturra e maragogipe são os destaques. Em comum, baristas e apreciadores registram que os cafés colombianos são suaves e bem equilibrados. Possuem corpo médio e sedoso, níveis de acidez que variam do médio ao alto, doçura pronunciada. São fáceis de beber.

Saiba mais:
Café Colombiano1 
Café Colombiano

CocaA planta é considerada pelos povos originários (incas e outros) como sagrada e utilizada para combater o soroche. O chá  feito a partir de folhas de coca é uma bebida popular na Bolívia.

Saiba mais:
Coca como “planta medicinal”

>> Química

EsmeraldaPedra preciosa de cor única e desejada por amantes da joalheria. Na Colômbia encontram-se as maiores jazidas de esmeraldas do mundo. A Colômbia é o principal exportador de esmeraldas da América Latina e o segundo do mundo –  atrás da Zâmbia.

Saiba mais:
Esmeralda colombiana

OuroO Museu do Ouro de Bogotá, localizado na capital colombiana, é considerado um dos maiores museus de ouro do mundo. Nele é possível ver peças pré-incaicas que assombram pela perfeição e beleza.

Saiba mais:
Museu do Ouro de Bogotá

>> Português / Espanhol

Gabriel Garcia MarquesGanhador do Prêmio Nobel de Literatura e um dos mais importantes escritores latino-americanos – considerado um dos difusores do realismo mágico.

Saiba mais:
Conheça Gabriel e sua biografia

>> Artes

Fernando Botero é um dos principais pintores do mundo e sua obra tem traços inconfundíveis. A começar pelas figuras voluptuosas, coloridas  e volumosas de suas mulheres e homens retratados. Até Pablo Escobar foi retratado pelo pintor, gerando inúmeras polêmicas no meio artístico. Que tal  explorar um pouco mais desse universo?

Saiba mais:
O universo feminino de Botero
Obras primas de Botero

Comuna 13 e o grafite de rua. A cidade de Medellin foi uma das mais atingidas pelos cartéis de drogas nas décadas de 1980 e 1990, sendo considerada um dos lugares mais perigosos do mundo. Mas, hoje, a realidade é bem diferente e, graças à arte, a imagem da cidade mudou radicalmente. Faz-se um grafftour dentro das comunidades, contando-se a história dos locais pelos grafites. Para se chegar aos morros, uma novidade: escadas rolantes.  

Saiba mais:
Comuna 13, em Medellín: uma história de transformação


DICAS DE FILMES:

O cinema colombiano sempre esteve um pouco à margem das grandes produções, mas isso mudou em 2016 com “O abraço da Serpente”, concorrendo como melhor filme estrangeiro ao Oscar. Nele, temos uma visão singular da Amazônia colombiana, a de seus habitantes originários. O filme foi feito quase todo em preto e branco e há várias línguas indígenas dominando os diálogos. 

Clique aqui e aproveite a seleção indicada de filmes


DICAS MUSICAIS:

A peculiaridade da música popular colombiana se destaca em ritmos como a Cumbia (uma mistura de influências nativas africanas e espanholas), Champeta (mistura entre ritmos jamaicanos e africanos), Vallenato (ritmos folclóricos feitos com acordeões e tambores), Salsa e muitos outros.

Shakira elevou a Colômbia ao cenário musical mundial com seu talento e performances sensacionais, além de sua beleza, é claro!

Confira algumas músicas:
https://tracklist.com.br/artistas-colombianos-premiados/117354


IMAGENS DA COLÔMBIA (clique aqui)

MENU