Estão abertas as inscrições para o concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”, iniciativa da CNTE e sindicatos que integram a Confederação.
Educadores(as) com até 35 anos de idade que desenvolvem projetos que promovem Direitos Humanos, Inclusão e Ações Educativas Emancipadoras em sua escola ou comunidade escolar podem se inscrever. As inscrições iniciaram na terça-feira (10) e seguem até o dia 20 de novembro.
De acordo com a CNTE, a proposta pretende resgatar a autoestima destes(as) profissionais e dar visibilidade às ações positivas que trazem resultado pela melhoria da qualidade da educação pública.
Os projetos inscritos serão avaliados, inicialmente, pelos sindicatos filiados à CNTE do Estado onde a inscrição foi realizada. Após essa triagem, a CNTE vai escolher o projeto-destaque de cada Estado e, depois, haverá a seleção das melhores iniciativas de cada região do Brasil.
Clau Lopes, secretário executivo da Mulher Trabalhadora e Direitos da Direitos LGBTI+ da APP e integrante do Coletivo Nacional da Juventude da CNTE, explica que o concurso pretende valorizar o trabalho dos(as) professores(as) que estão na luta no chão da escola.
“Sabemos que existem muitos projetos de boa qualidade e que têm êxito na realidade da escola e o objetivo é manter o acesso e permanência dos nossos estudantes dentro na escola”, explica Clau Lopes.
Os(as) autores(as) das cinco melhores propostas – do Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste – serão convidados(as) a apresentar as ações em um evento nacional de educação, a ser realizado em Brasília, em 2024.
“Agora precisamos divulgar, intensificar essa atividade, pois tenho certeza que teremos muitos projetos. É importante a CNTE movimentar a juventude nas escolas, porque a juventude tem papel fundamental em garantir a promoção de uma educação pública de qualidade”, finaliza o secretário.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas aqui. Serão aceitos projetos implementados, ou ainda em execução, no ano de 2023. Siga o passo a passo, a seguir, para concluir a sua inscrição:
1) Descreva seu projeto em um documento de até três páginas, incluindo:
Nome do/a educador/a
Nome do projeto
Cidade/Estado
Nome da escola
Telefone/WhatsApp e e-mail do educador
Justificativa
Objetivos
Metodologia
Resultados ou conclusões
2) Separe um arquivo de vídeo de, no máximo, 5 minutos; ou um PDF com até cinco páginas de fotos.
3) Poderão ser anexados, portanto, apenas dois arquivos ao formulário: o projeto por escrito + o vídeo ou as fotos