Justiça por Lindolfo: assassino do professor Lindolfo Kosmaski foi condenado neste dia 18 de abril APP-Sindicato

Robson José Voinarski foi acusado por homicídio triplamente qualificado, com a pena de 19 anos e 6 meses

Foto: Divulgação

A vida do professor Lindolfo Kosmaski, de 25 anos, foi ceifada por Robson José Voinarski há quase dois anos. Mas a justiça deu, nesta terça-feira (18), um importante passo contra a LGBTIfobia.

O assassino foi condenado a 19 anos e 6 meses de prisão. Educadores(as) da APP-Sindicato, familiares, amigos(as) e colegas de vida e de luta de Lindolfo no MST acompanharam as mais de 18 horas de julgamento desde as 8h da manhã.

Foi um dia de tensão e comoção, além da indignação reavivada com os relatos do dia 1º de maio de 2021, em que a vida do jovem Lindolfo, professor da rede estadual, gay, camponês e militante do Movimento Sem Terra foi interrompida.

Clau Lopes, secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP, fala da dor e do sofrimento vivenciados ao ter que ouvir minuciosamente o que houve de fato com Lindolfo. “Não tenho dúvidas de que Lindolfo neste momento se tornava semente. Sabemos que 19 anos de condenação é pouco pelo crime cruel e perverso. Mas foi um passo importante da justiça para jamais esquecermos quem foi o professor Lindolfo – que semeava amor, esperança e prosperidade na luta pela pauta da diversidade e de direitos humanos”.

Nas palavras do poeta Pedro Tierra:

“…que um povo não se mata

como não se mata o mar

sonho não se mata

como não se mata o mar…”

Ele se foi, mas nunca nos deixou: Lindolfo, presente, livre do ódio e da intolerância!

>> Nota de repúdio e de solidaridade à família do professor Lindolfo Kosmaski

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram