Julia Maria Morais é a nova secretária executiva de Saúde e Previdência da APP-Sindicato APP-Sindicato

Julia Maria Morais é a nova secretária executiva de Saúde e Previdência da APP-Sindicato

A dirigente atua também como secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-PR e integra a Marcha Mundial de Mulheres

Julia Maria Morais é a nova secretária executiva de Saúde e Previdência da APP-Sindicato. O ingresso dela acontece em meio a uma reestruturação da direção estadual, causada pelo falecimento inesperado e prematuro da dirigente Silvana Prestes Rodakoswiski, ocorrido em dezembro. 

“Estou entrando no lugar do Nilton Stein, que vai para a Secretaria de Formação, onde estava a Sidineiva Gonçalves de Lima, que vai para a Secretaria de Organização, no lugar da Silvana”, explica Julia. Desde 2022 ela integrava o Conselho Fiscal da APP, onde será substituída por Sebastiana Ruiz Garcia.

A dirigente ressalta a dedicação de Silvana ao trabalho na Secretaria de Organização da APP, sempre em defesa das causas coletivas. “A gente precisa de mais pessoas como ela, para fazer este trabalho de militância, de organização coletiva. A Silvana era uma dessas”, afirma.

Júlia atua também como secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-PR, além de integrar a Marcha Mundial Mulheres e o Conselho Estadual dos Direitos Humanos. Ela começou a lecionar na Educação Especial em 1969. Aposentou-se em 1995, mas continuou a trabalhar como CLT na Educação Especial e em Sociologia por mais 12 anos. 

Na APP, Julia foi dirigente regional do NS Metro Sul de 2004 a 2016. Em 2004 passou no primeiro concurso de Educação Especial em São José dos Pinhais, organizando as primeiras salas de recursos no município. Em 2009, foi responsável pela implantação da Educação Inclusiva como diretora da Educação Especial na Prefeitura de São José dos Pinhais.

“A gente sempre participou da APP, a gente sempre lutou. Todos esses trabalhos a que me dediquei convergem, pois em tudo isso a gente lida com pessoas, cada um com um tipo de necessidade”, diz Julia.

Nova integrante do Conselho Fiscal, Sebastiana Ruiz Garcia integra o NS de Umuarama. Ela é formada em Ciências pela Unipar (Universidade Paranaense) de Umuarama e Matemática pela Faculdade Estadual de Cornélio Procópio. Trabalhou durante 28 anos na rede municipal e na estadual, aposentando-se em 1995 como professora de Matemática do Ensino Médio.

Sebastiana atua na APP desde 2005, tendo sido presidenta do NS de Umuarama por duas gestões (2008 a 2011 e de 2013 a 2015). Ela também contribui nos Conselhos Municipais da Mulher, do Idoso, do Trânsito, da Segurança Alimentar e da Saúde de Umuarama.

MENU