Jornada de Integração dos Povos começa nesta quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu APP-Sindicato

Jornada de Integração dos Povos começa nesta quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu

Evento reunirá lideranças como o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica e a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez para debater soluções conjuntas para os países da região. CUT também participa

A cidade de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, receberá a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, de 22 (quinta-feira) a sábado (24). O evento reunirá lideranças políticas e sociais de toda a região com o objetivo de discutir soluções e caminhos para ampliar a aproximação entre os países do continente.

Entre os participantes estão representantes de movimentos populares, de mulheres, estudantis, sindicatos, lideranças políticas, intelectuais, comunidades acadêmicas, representantes governamentais. Também confirmaram presença a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, e o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica.

“Vamos nos reunir com todas as organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos possíveis para conversar e intercambiar sobre os problemas comuns da ‘Nuestra América’ e dos caminhos para o futuro. Por cima das diferenças que possamos ter, temos um conjunto de interesses comuns. Aí em Foz do Iguaçu, onde se juntam as fronteiras, vamos juntar a esperança”, declara Pepe Mujica sobre o encontro.

O evento acontecerá no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e terá mesas de debates com temas relacionados à crise sistêmica do capitalismo, ameaças à paz e à soberania dos povos, manifestações culturais e, claro, os desafios da integração da América Latina e do Caribe.

Mais informações sobre a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos estão disponíveis no site jornadadelospueblos.org.br

Confira a programação completa:

22 de fevereiro – quinta-feira 

9h – Ato de abertura e mística

10h – Conferência: “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos”

12h – Almoço

14h às 17h30 – Mesas de trabalho simultâneas

19h – Jantar

20h às 23h – Ato político-cultural: “Cuba Vive e Resiste!”

23 de fevereiro – sexta-feira 

9h – Mística

8h30 – Conferência: “Desafios da integração da América Latina e do Caribe (diálogo com partidos políticos, parlamentos, governos e movimentos)”

12h – Almoço

14h às 16h – Mesas de trabalho simultâneas

16h às 18h – Plenária final e leitura do documento final

18h – Jantar

19h30 – Ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares

21h30 às 23h – Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe

24 de fevereiro – sábado

Retorno das delegações

Local do evento: Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Rua Jardim Alegre, esquina com a Avenida das Cataratas)

Com informações CUT-PR

MENU