Dona Ivone Lara (1921 a 2018) | APP-Sindicato

Dona Ivone Lara (1921 a 2018)

Yvonne Lara da Costa nasceu em 13 de abril de 1921, no Rio de Janeiro. Em 1945, foi morar em Madureira, onde começou a frequentar a Escola de Samba Prazer da Serrinha, compondo sambas para esta escola.  O ano de 1947 foi movimentado em sua vida: formou-se em Enfermagem, casou-se com Oscar Costa e foi contratada pelo Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro, trabalhando com a médica Nise da Silveira em Terapia Ocupacional.

Em 1965, ingressou na Ala de Compositores da “Império Serrano”, tornando-se  madrinha (1968) dessa ala, quando também passou a desfilar na ala das baianas.

Gravou seu primeiro disco pela Copacabana “Sambão 70”, em 1970 e, sete anos depois, aposentou-se como enfermeira e assistente social, dedicando-se exclusivamente à música. Já, em 1978, compôs “Sonho Meu”, sucesso nas vozes de Maria Bethânia e Gal Costa, o álbum ultrapassou um milhão de cópias vendidas.

Participou de eventos internacionais como: “Hot Brass” em Paris, França (1996); “Brazilfest”, em Nova York e fez show em Benguela, Angola (2001); turnê pela Europa apresentando-se em Montreux, Paris e Milão (2002).

Em 2012, foi homenageada pela Império Serrano, com o enredo “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”. Já em 2015, entrou para a lista das “Dez Grandes Mulheres que marcaram a História do Rio de Janeiro”.

Faleceu em 16 de abril de 2018, no Rio de Janeiro, de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória.

Músicas e características

Vinda de uma família musical, Ivone aprendeu a cantar, tocar violão e cavaquinho. Suas primeiras referências musicais foram de matrizes africanas e das agremiações carnavalescas (ranchos) por conta da comunidade em que vivia.

Como enfermeira, usou, junto com Nise da Silveira, a musicoterapia para os cuidados com os pacientes psiquiátricos.

Já como compositora, há referências explícitas do samba de roda, do jongo e do partido-alto em suas canções, o que faz dela uma musicista única.

Sonho Meu (1978)

Vai buscar quem mora longe
Vai buscar quem mora longe
Vai mostrar esta saudade
Com sua liberdade
Sonho meu
No meu céu a estrela–guia
Se perdeu
A madrugada fria só me traz melancolia
Sonho meu
Sinto o canto da noite na boca do vento
Fazer a dança das fl ores no meu pensamento
Traz a pureza de um samba
Sentido, marcado de mágoas de amor
Um samba que mexe o corpo da gente
E o vento vadio embalando a fl or
Traz a pureza de um samba
Sentido, marcado de mágoas de amor
Um samba que mexe o corpo da gente
E o vento vadio embalando a fl or
[…]

Discografia essencial

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

1937 – Guernica

Em 1937, Pablo Picasso pinta Guernica, uma obra que retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), sendo uma crítica ao fascismo. A tela está exposta no Museu Nacional Centro Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Guernica de Pablo Picasso

2016 – Xenófobo e Antissemita

2016 marca a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, com um discurso xenófobo e antissemita. Sabe o que os termos significam?

Xenófobo: que ou quem manifesta aversão aos estrangeiros, ou à cultura estrangeira.

Antissemita: é o preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus.

Eleição e apuração

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

1948 – Declaração Universal dos Direitos Humanos

1948 foi o ano em que a Organização das Nações Unidas  (ONU) adota a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

2010 – Dilma Rousseff é eleita presidenta do Brasil

2010 ficou marcado pela eleição da primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, Dilma Rousseff, que, em 2016 deixa a Presidência da República, após um duvidoso processo de impeachment.

Dilma é eleita
Eleição presidencial no Brasil em 2010
Impeachment de Dilma Rousseff

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

1937 – Descoberto o fator RH

1937 é descoberto o fator RH pelos biólogos Karl Landsteiner e Alexander Wiener. A descoberta aconteceu após observações feitas após colocarem sangue do macaco do gênero Rhesus em coelhos.

O que é o fator RH?

2010 – "Os 33"

O drama que ficou conhecido como “os 33” aconteceu no dia 5 de agosto de 2010, quando 33 mineiros ficam presos na mina San José, em Copiapó, na região do deserto do Atacama, onde exploravam ouro e cobre.

Mineiros do Chile
‘Os 33’: Veja como é a verdadeira história por trás do filme

Área de Matemática e suas Tecnologias

2010 – Terremoto no Haiti

Um dos piores terremotos no Haiti ocorreu em 2010, totalizando 300 mil mortes e mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. Um cálculo inimaginável e doloroso.

Terremotos no Haiti