IV Seminário Estadual de Assuntos Municipais discute o futuro do Fundeb

IV Seminário Estadual de Assuntos Municipais discute o futuro do Fundeb

No evento, os(as) dirigentes puderam debater sobre a temática e discutir ações para defender o fundo

Foto: APP-Sindicato

Durante todo o sábado(31), representantes das Direções Municipais e dos Núcleos Sindicais participam do IV Seminário Estadual de Assuntos Municipais. O evento abordou o tema “O novo Fundeb e os desafios do financiamento da educação pública” e contou com a presença de autoridades e especialistas no assunto.

No período da manhã, a programação contou um bate papo sobre o novo Fundeb e os Projetos de Emendas Constitucionais voltadas para o desenvolvimento da educação básica no país. Na ocasião, o senador Flávio Arns (Rede) detalhou como o senado tem trabalhado a renovação do Fundo, além de responder dúvidas dos(as) presentes. O secretário de Assuntos Municipais, Celso dos Santos, destacou que a APP-Sindicato reafirmou sua posição de defesa de um ensino público de qualidade. “Além de destacar nossa luta pela educação básica, reiteramos ao senador o nosso posicionamento contra a reforma da previdência, que está em votação no senado”.

Além do debate com o senador, os(as) participantes acompanharam uma palestra sobre os desafios do financiamento da educação brasileira, ministrada pelo ex deputado federal e ex-presidente da CNTE, Carlos Abicalil. “Quando você sugere um projeto como o “Fature-se”, do atual ministro Wientraub, você está pelo estrangulamento, desmontando uma das maiores estruturas de soberania e cidadania que nós temos presentes hoje para a disputa no cenário global, daquilo que é o patrimônio brasileiro e do reconhecimento dos nossos próprios valores”, detalhou Carlos Abicalil.

Já no período da tarde, estão previstas atividades organizacionais. A secretária executiva de Assuntos Municipais, Marcia Aparecida Neves, enfatizou que serão realizados debates sobre as próximas ações do Sindicato em relação a temática. “Vamos organizar a nossa ação e pensar em como vamos trabalhar esse tema, que é o acompanhamento da tramitação do projeto para que façamos a mobilização necessária para garantir a provação desse fundo para que ele se torne permanente”.

Estiveram presentes no Seminário: deputado estadual Professor Lemos, deputado federal Zeca Dirceu e vice-presidente da CNTE Marlei Fernandes.

Para entender mais sobre o Fundeb, acesse o conteúdo que a APP-Sindicato preparou sobre o tema.

MENU