IV encontro de Municipais enfatiza necessidade de mobilização de trabalhadores(as) para 2021

IV encontro de Municipais enfatiza necessidade de mobilização de trabalhadores(as) para 2021

A reunião ocorreu de forma virtual e contou com a presença de especialistas na educação e deputados(as) que defendem a educação pública da Câmara

Durante a tarde desta quinta-feira(8) a APP-Sindicato, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) realizou o IV encontro Estadual da Jornada de Municipais, evento que debateu assuntos importantes sobre a luta da categoria da educação no Paraná e no Brasil. O próximo encontro macroregional será realizado no sábado (12), de forma virtual pela plataforma Zoom e tem início marcado para às 9 horas. 

A reunião contou com a presença do deputado Federal Enio Verri (PT), que fez uma análise da conjuntura nacional, principalmente sobre a tentativa do governo Jair Bolsonaro de aparelhar a Câmara dos(as) Deputados(as) para continuar com a agenda de ataques aos(às) servidores(as) públicos. 

“Graças a pressão de trabalhadores(as) nós conseguimos aprovar o Fundeb com apenas 7 votos contrários. Para o ano que vem teremos grandes desafios, pois temos a maioria das cidades dirigidas pela direita, um governo que só pensa nos bancos e multinacionais e principalmente uma classe trabalhadora desempregada, com sua condição de trabalho flexibilizada e uma pandemia que não acabou. É dentro destas variáveis que é preciso fortalecer a nossa organização”, completa Enio Verri. 

Na ocasião, a Professora Marlei Fernandes, vice-presidenta da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) (CNTE), também dialogou sobre a luta pelo novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente, que estava sofrendo ameaças de privatização. 

“Não é de hoje que o tema da privatização para recursos públicos está em pauta e na aprovação do Fundeb permanente isso também apareceu de todas as formas. Nós vamos continuar acompanhando a votação do Fundeb nas próximas semanas na Câmara dos(as) Deputados, no Senado até que seja encerrado o processo da regulamentação que estamos passando neste momento”, enfatiza Marlei Fernandes.

O próximo encontro contará com a presença da deputada Federal Gleisi Hoffmann, que fará uma análise do cenário Pós Eleições Municipais e desafios da classe trabalhadora para 2021 e da Profa. Dra. Edinéia Navarro Chilante, UNESPAR, que abordará as Politicas Educacionais em 2021 e Redução do Financiamento da Educação.

Confira abaixo a transmissão completa do IV Encontro da Jornada de Municipais:

:: ENCONTRO MACRO – 12/12 (04h)

Manhã (09h – 12h –Plataforma Zoom)

:: Cenário Pós Eleições Municipais e desafios da classe trabalhadora para 2021 – Gleisi Hoffmann, Deputada Federal.

::  Politicas Educacionais 2021 e Redução do Financiamento da Educação Profa  Dra. Edinéia Navarro Chilante, Unespar 

:: Desafios Organizativos dos trabalhadores e trabalhadoras das Redes Municipais – Marcia Oliveira Secretaria Estadual de  Municipais, APP-Sindicato.

MENU