Escritora Isabel Allende | Chile | APP-Sindicato

Isabel Allende | Chile


Ao falar do Chile, muitos já pensam em vinho, Cordilheira dos Andes ou até mesmo um país tão comprido e fininho no mapa da América do Sul.

O Chile é um país emblemático tanto geográfica quanto historicamente. Possui regiões distintas, é um dos sete países andinos e abriga mais de 50% da Cordilheira dos Andes. Por sua particularidade territorial: mais de 4 mil quilômetros de comprimento e apenas 175 de largura, possui fauna e flora variadas, assim como climas distintos, pois o país está literalmente “espremido” pela Cordilheira dos Andes de um lado e pelo Oceano Pacífico de outro.

O território chileno, antes de ser ocupado pelos espanhóis (1536), foi povoado pelo Império Inca e pelo povo mapuche, que tiveram suas culturas e povos massacrados pelos europeus. Emancipando-se da Espanha em 1818, para consolidar seu território, travou a Guerra do Pacífico (1879-83) sobre o Peru e a Bolívia, expandindo-se ao norte e bloqueando o acesso ao mar para a Bolívia, pois ficou com a parte boliviana que era banhada pelo Oceano Pacífico.

A presença das Forças Armadas no país sempre foi muito forte e inúmeros golpes militares ocorreram na sua história, sendo o pior deles o que depôs o governo socialista de Salvador Allende e levou ao poder o ditador Augusto Pinochet (1973-1990), que, durante seu governo, violou constantemente os direitos humanos, prendendo, torturando e matando milhares de pessoas contrárias ao seu governo.

É neste cenário repleto de lugares a conhecer com paisagens exuberantes, que surge a nossa escritora do mês de abril, Isabel Allende, sobrinha de Salvador Allende. Veremos quem é essa mulher e você saberá porque não podíamos deixar de escolhê-la.

Sobre a escritora:

Isabel Allende (1942) é uma escritora e jornalista chilena. Seu livro mais conhecido, A Casa dos Espíritos, foi adaptado para o cinema em 1993. Suas obras foram traduzidas para vários idiomas. Isabel Allende Llona nasceu em Lima, no Peru, no dia 2 de agosto de 1942. Seu pai, Thomás Allende, era um diplomata chileno e sua mãe, Francisca Llona, era dona de casa.

Em 1958, Isabel Allende iniciou o curso de jornalismo. Nessa época, começou a escrever contos infantis e peças para o teatro. Em 1960, Isabel Allende entrou para a seção chilena da Organização das Nações Unidas (FAO), que trabalha pela melhoria do nível de vida da população carente.

Da tragédia pessoal, após o falecimento da sua filha Paula – decorrente de uma doença neurológica -, criou a Fundação Isabel Allende (conheça e fique a par), que ajuda mulheres e crianças em risco e foi criada após o choque da sua experiência de vida, após o falecimento da sua filha. Publicada em 1994, a obra Paula, foi seu primeiro trabalho de não ficção e muitos críticos consideram essa a melhor obra da escritora.

Sobre suas obras:

Do seu primeiro romance, A casa dos Espíritos (1982), já são mais de 30 obras lançadas, diversos prêmios. É tida como a principal autora da nova fase do Realismo Fantástico Sul-americano, pois sempre há alguma mágica, mística e inexplicável pairando no ar.


Principais obras:

A Casa dos Espíritos (1982)
A Lagoa Azul (1983)
De Amor e de Sombra (1984)
Eva Luna (1987)
O Plano Infinito (1991)
Paula (1995)
Afrodite (1998)
Filha da Fortuna (1999)
Retrato a Sépia (2000)
A Cidade das Feras (2002)
O Reino do Dragão de Ouro (2003)
O Bosque dos Pigmeus (2004)
Zorro, Começa a Lenda (2005)
Inês da Minha Alma (2006)
A Soma dos Dias (2007)
A Ilha Sob o Mar (2009)
O Caderno de Maya (2011)
O Jogo de Ripper (2014)
O Amante Japonês (2015)
Para Além do Inverno (2017)
Longa Pétala do Mar (2019)
As Mulheres de Minha Alma (2020)
Violeta (2021)



>> Clique aqui para ler a resenha do livro Violeta


DICAS PARA TRABALHO EM SALA DE AULA:

As riquezas chilenas podem ser trabalhadas em várias disciplinas da Base Comum. Listamos abaixo algumas sugestões que podem enriquecer o trabalho em sala de aula.

>> História

Eleições no Chile: uma viagem através de sua história.
>> Saiba mais clicando aqui.

Valparaíso e Viña del Mar são duas famosas cidades do litoral do Chile. Localizadas a cerca de 120 quilômetros da capital Santiago, estão entre os destinos mais visitados por turistas.
>> Leia mais aqui e aqui.

Você sabia que a múmia mais antiga do mundo foi encontrada no Vale de Camarones, no Chile? Os primeiros achados sobre as múmias Chinchorro aconteceram em 1917, pelo arqueólogo Friedrich Max Uhle. Alguns anos depois, em 1983, a companhia de água local escavava o solo e encontrou por acidente um cemitério com 96 múmias.
>> Saiba mais clicando aqui.

>> Geografia / História

Ao olharmos o mapa da América do Sul, sempre vem uma pergunta à nossa cabeça: Por que o Chile é tão fino e comprido?
>> Saiba mais clicando aqui.

Fronteira: Peru (a norte), Bolívia (a nordeste) e Argentina (a leste); oceano Pacífico (a oeste) e oceano Atlântico (a leste).

Sugestões para trabalhar sobre o Deserto do Atacama, Ilha de Páscoa e Valle Nevado – verdadeiras riquezas culturais.
>> AtacamaAcessar conteúdo
>> Ilha de PáscoaAcessar conteúdo
>> Valle NevadoAcessar conteúdo

>> Educação Física

Esportes de neve são destaques em Santiago. A mais ou menos 60 km de carro da capital chilena estão quatro das principais estações de esqui do Chile: o Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones.
>> Saiba mais clicando aqui.

>> Biologia / Ciências

Por que o Chile produz vinhos tão bons? Qual o segredo? Clima e terrenos ideais para cultivar uvas são algumas das respostas.
>> Saiba mais clicando aqui.

O Condor é o animal símbolo do Chile, assim como as lhamas que são muito populares nas regiões da Cordilheira dos Andes, mas há outros habitantes ilustres por lá: pinguins. Eles não vivem só na Antártida. Há diversas colônias de espécies variadas por toda costa sul do Chile e há ótimos lugares para avistá-los:
– O Monumento Natural Los Pingüinos.
– A Reserva Nacional Pingüino de Humboldt.
– O Parque Pingüino Rey.
– A Ilha Grande de Chiloé.
>> Saiba mais clicando aqui.

>> Química

O Chile é um dos países mais industrializados da América Latina e algumas das suas principais atividades econômicas são a exploração de minérios (cobre, carbono e nitrato). Mas, o que fazer com seus rejeitos?
>> Saiba mais clicando aqui.

A mina San José (exploração de cobre e ouro) situa-se a 33 quilômetros a noroeste de Copiapó, na região norte do país, e foi palco de um dos episódios mais emocionantes da recém história chilena.
>> Saiba mais clicando aqui.

>> Português / Espanhol

O Chile tem dois ganhadores do prêmio mais desejado de Literatura: o Nobel. Gabriela Mistral, poetisa chilena, foi a primeira sul-americana a ser premiada com ele em 1945. Ela recebeu o Prêmio de Literatura em 1945. Já, em 1971, foi a vez de Pablo Neruda receber a premiação.
>> Saiba mais clicando aqui.

Gabriela e Pablo abriram caminhos para outros escritores, foram e são fonte de inspiração. Assim como nossa homenageada de abril, Isabel Allende.
>> Leia mais aqui e aqui.

>> Artes

O mais importante festival de música da América Latina ocorre no Chile, num espaço surreal, o Anfiteatro Vergara, em Viña de Mar.
>> Leia mais aqui e aqui.

Violeta Parra foi sinônimo de luta e esperança nos tempos sombrios da ditadura militar chilena.
>> Leia mais aqui e aqui.

Victor Jara, uma voz que a ditadura chilena não conseguiu calar.
>> Saiba mais clicando aqui.


DICAS DE FILMES:

Clique aqui e aproveite a seleção indicada de filmes chilenos e sobre o Chile.

>> Veja também:

Os 33 (2015),baseado em uma história real, conta a saga dos mineiros que ficaram 69 dias soterrados numa mina na região de Capiapó. Imperdível!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PQLyth7_9js

Um clássico é sempre um clássico: O carteiro e o poeta retrata um pouquinho de quem foi o genial Pablo Neruda.
Link: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-12730

Com a adaptação de A casa dos espíritos para o cinema, Isabel Allende tornou-se consagrada mundialmente como ficcionista.
Link: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-30267


DICAS MUSICAIS:

Clique e confira algumas músicas que são sucesso hoje em dia:

Conheça os principais artistas da música chilena

Link: https://pt.yourtripagent.com/2165-10-chilean-musicians-world-needs-to-know


IMAGENS DO CHILE (clique aqui)

 

MENU