Os(as) participantes do seminário que discutiu a implantação da reforma do Ensino Médio no Paraná, aprovaram uma nota repúdio ” às escolhas e aos encaminhamentos que têm sido apontados para organização e realização da avaliação e reformulação” desta etapa da educação básica.
O texto também pede a suspensão do processo de consulta previsto para ocorrer no mês de janeiro de 2021. “Não é possível debater algo tão importante de forma aligeirada durante o recesso escolar sem efetiva participação”, destaca o documento.
O evento foi realizado na última sexta-feira(4), de forma on-line, organizado pela pela APP-Sindicato, Universidade do Paraná (UNESPAR), Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho (IFPR) e a União Paranaense do Estudantes Secundaristas (UPES). Confira abaixo a íntegra da nota.
NOTA DE REPÚDIO E PEDIDO DE SUSPENSÃO DA CONSULTA SOBRE O ENSINO MÉDIO NO PARANÁ
Em seminário on-line, realizado no dia 4 de dezembro de 2020, pela APP-Sindicato, Universidade do Paraná (UNESPAR), Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho (IFPR) e a União Paranaense do Estudantes Secundaristas (UPES), manifestamos nossas preocupações e contrariedades às escolhas e aos encaminhamentos que têm sido apontados para organização e realização da avaliação e reformulação do Ensino Médio. Modalidade educacional, cuja importância se relaciona especialmente ao período da adolescência e juventude influenciando de forma determinante por meio das relações educativas desenvolvidas cotidianamente no interior das escolas sob a responsabilidade dos/as mais variados profissionais, tais como professores/as, equipes pedagógicas, direções e funcionários/as.
Solicitamos assim, a suspensão do processo de consulta que está pautado pela Secretaria da Educação e dos Esportes (Seed) sobre o Ensino Médio que deverá ocorrem em janeiro. Não é possível debater algo tão importante de forma aligeirada durante o recesso escolar sem efetiva participação.
A quem pode interessar uma revisão do ensino médio sem incluir no processo debates com aqueles e aquelas que por estarem diretamente envolvidos/as e terem muito a contribuir? O Ensino Médio, assim como todas as outras modalidades, merece ser avaliado constantemente numa busca permanente de aprimoramento para melhor atender a uma sociedade carente de políticas públicas adequadas às suas necessidade e potencialidades, porém, qualquer metodologia que negligencie a participação ativa de todos/as os/as envolvidos/as, incorre em risco grave de fracasso, segregação, discriminação, dada a realidade diversa a que se refere.
Trazemos nosso repúdio e alerta para que não se promova um processo aligeirado, com procedimentos e formalidades de gabinetes, com medidas até amparadas legalmente, mas que perdem legitimidade e consistência ao se distanciar do cotidiano da escola e das necessidades e esperanças que as comunidades depositam na escola ali instalada.
SEMINÁRIO
O ENSINO MÉDIO QUE DEFENDEMOS:
público, democrático e humanizador.
Curitiba, 4 de dezembro de 2020.