Inscrições para o Fies encerram nesta sexta-feira (15) APP-Sindicato

Inscrições para o Fies encerram nesta sexta-feira (15)

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Estudantes têm até às 23h59 desta sexta-feira (15) para realizar a inscrição para o processo seletivo do primeiro semestre do programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os(as) interessados(as) devem realizar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

De acordo com o MEC, serão ofertadas 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.  A ordem de classificação e a pré-seleção de candidatos será divulgada no dia 21 de março, em chamada única, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O governo federal anunciou ainda uma novidade voltada para estudantes de baixa renda inscritos no  Cadastro Único (CadÚnico). Serão reservadas no mínimo 50% das vagas do Fies para os(as) inscritos(as) em programas de auxílio governamental.

Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo e ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses cursos devem ser ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

:: Leia mais:

:: MEC publica regras e calendário de pagamento para o pé-de-meia, a bolsa para estudantes do ensino médio
:: Entidades definem estratégias contra projetos que ameaçam educadores(as) e a qualidade da educação
:: Para o Ministério Público Federal, padronização e patrulha estética em escolas cívico-militares é ilegal e precisa acabar
:: Ensino noturno: fechamento da modalidade em Moreira Sales pressiona alunos(as) a abandonar estudos