Inscrições para cursos técnicos gratuitos na rede estadual terminam dia 23 de outubro

Inscrições para cursos técnicos gratuitos na rede estadual terminam dia 23 de outubro

São mais de 50 mil vagas para quem vai iniciar ou já concluiu o ensino médio; cursos oferecem qualificação profissional e certificação de nível médio para atuação no mercado de trabalho

Legenda: Educação Profissional e Técnica tem quase 60 opções de cursos diferentes na rede estadual - Foto: Hedeson Alves/ Arquivo-SEED

Estudantes que concluem o ensino fundamental (9º ano) este ano na rede estadual de educação e quem já concluiu o ensino médio têm até segunda-feira (23) para se inscrever em um dos cursos técnicos gratuitos que serão oferecidos na rede pública do Paraná, em 2024.

De acordo com a Secretaria da Educação (Seed), são mais de 50 mil vagas distribuídas em quase 60 cursos que oferecem qualificação, habilitação técnica e tecnológica em oito áreas diferentes, como saúde, tecnologia, gestão, cultura, comunicação, turismo, entre outras.

Cursos como Técnico em Recursos Humanos, Enfermagem, Produção de Áudio e Vídeo, Gastronomia, Jogos Digitais, Mecatrônica, Teatro, Saúde Bucal, Administração, Formação Docente, estão entre as opções. 

Os(as) interessados(as) podem fazer a consulta de todos os cursos disponíveis e das escolas onde são ofertados no site da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC). Para fazer a inscrição, a orientação é entrar em contato com a instituição de ensino onde o curso escolhido aparece na consulta.

Quem está concluindo o 9º ano do fundamental, poderá fazer os estudos de forma integrada com o ensino médio. A opção para quem já finalizou essa etapa dos estudos é a modalidade subsequente. 

A carga horária mínima é de 800 horas e a duração varia de um a dois anos. Ao final do curso, os(as) estudantes recebem a certificação profissional de nível médio, que tem validade para atuação no mercado de trabalho.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU