>> Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
O IBFC, instituto responsável pelo concurso público de professores(as) e pedagogos(as) para a rede estadual de ensino, disponibilizou nesta segunda-feira (29) a homologação das inscrições e o resultado dos recursos.
No site do instituto, o resultado da análise dos recursos está disponível na aba “Resultado”, e os editais com as inscrições deferidas podem ser consultadas na aba “Situação da Inscrição e Correção Cadastral”.
Os(as) mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) vão concorrer a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 18 de junho e serão aplicadas em Curitiba e em mais 29 cidades do estado.
A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo oito sobre conhecimentos didáticos e duas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva terá uma questão sobre conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido. O cronograma do concurso informa que os endereços e o horário das provas objetiva e discursiva serão divulgados no dia 12 de junho.
Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa passarão por prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).
Para outros detalhes, como o conteúdo programático e os critérios de correção das provas, os(as) candidatos(as) devem consultar o edital com seus anexos, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Em caso de dúvidas, os canais para contato com a empresa responsável pela organização e realização do concurso são o e-mail [email protected] ou o telefone (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Concorrência de Medicina
O último concurso público para o magistério estadual foi há 10 anos e ofertou 10 mil vagas. Sem a contratação de novos(as) educadores(as) para o quadro de servidores(as) estatutários(as) durante todo esse período, a demanda atual é estimada em cerca de 20 mil servidores(as). Esse número é 17 vezes maior que a quantidade de vagas ofertadas pelo governo.
Com um grande número de inscritos(as) para poucas oportunidades, a concorrência chega a 61 candidatos por vaga, semelhante ao vestibular de Medicina da UFPR, que no ano de 2022 registrou 68,16 candidatos por vaga, e supera o exame para Direito na mesma universidade, com 21 por vaga.
A realização de concursos públicos para suprir a demanda da rede estadual é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.
Em março, logo após a publicação do Edital nº 011/2023, que dispõe sobre o atual processo para contratação de professores(as) e pedagogos(a), a APP protocolou um documento reivindicando uma série de alterações, inclusive o aumento do número de vagas.
Curso preparatório
Para auxiliar os(as) educadores(as) a conquistar uma boa nota no certame, a APP disponibilizou um curso preparatório de seis módulos, abordando temas constantes no edital. As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda sexta-feira nas redes sociais do Sindicato. Quatro aulas já estão disponíveis.
O curso é uma iniciativa do Departamento Estadual de PSS e da Secretaria Educacional da APP. “É uma oportunidade para os(as) concorrentes se prepararem para a prova e aumentarem as chances de conquistar uma boa nota”, observa Élio da Silva, secretário de Finanças da APP e coordenador do Departamento de PSS.
Confira abaixo as aulas já disponíveis.
Aula 1: Avaliação de Aprendizagem
Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente
Aula 3: Gestão da Sala de Aula
:: Leia também
>> Planejamento e plano de aula são temas da quarta aula do cursinho da APP
>> Concurso da educação no Paraná tem concorrência de vestibular de medicina