Começa nesta quarta-feira (18) o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de professores(as), professores(as) pedagogos(as) e tradutores(as) e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais para a rede pública estadual.
As inscrições vão até as 18h de 31 de outubro e devem ser feitas no site www.pss.pr.gov.br. É necessário realizar um cadastro prévio no Sistema, antes ou durante o período de inscrições, e manter os dados atualizados no decorrer do Processo Seletivo.
Os(as) interessados(as) podem se inscrever nas categorias Educação Básica e Educação Profissional, de acordo com a disponibilidade de vagas por Núcleo Regional de Educação e município.
A Seed estima que há ao menos 300 vagas. O salário é equivalente ao Piso Nacional do Magistério (R$ 4.420,55), mais benefícios.
>> Leia aqui a íntegra do Edital 78/2023.
Ironia
O PSS será constituído de prova de títulos referente à escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço, de caráter classificatório.
Em publicação comunicando a abertura das inscrições, as redes sociais da Secretaria da Educação propagandearam a ausência de taxas e provas.
Cabe lembrar que esta é uma reivindicação antiga da APP, que tem lutado contra a crescente complexidade dos PSS, que de simplificados só têm o nome. O último edital (nº 72) atingiu níveis de exigência comparáveis ao de um concurso público, incluindo a necessidade de prova de vídeo.
Resta saber se a Seed manterá os mesmos critérios para os próximos.
O processo seletivo terá validade até 31/12/2023 e a APP já solicitou sua prorrogação. A Secretaria da Educação informou que protocolou o pedido e aguarda autorização dos demais órgãos do governo para assegurar a renovação.
A convocação dos candidatos será feita observando-se a necessidade de cada NRE e por ordem de classificação final das listas de ampla concorrência, de pessoas negras e de pessoas com deficiência.
O Departamento de PSS da APP observa que todos(as) podem efetuar a inscrição, independente da renovação dos contratos.
O edital não impacta na nomeação e posse dos(as) novos(as) concursados(as), previsto para antes do início do novo ano letivo. De acordo com a Seed, o chamamento do concurso deve ser ampliado para cerca de 2,5 mil vagas.