Prevista para acontecer nos dias 06 e 07 de maio na sede estadual da entidade em Curitiba, a turma estadual do Programa de Formação da APP-Sindicato debaterá o tema “História, trabalho e luta por uma educação pública de qualidade no Paraná”, realizando uma abordagem histórica da educação, e de questões a ela relacionadas, no estado.
“Entendemos que são os trabalhadores e trabalhadoras da educação quem realizam no dia-a-dia do chão da escola a política pública de educação em nosso estado e que, organizados na APP, interferem decisivamente nesta construção e condução histórica”, explica a secretária de formação da APP, professora Janeleslei Albuquerque.
Além disso, buscando inovar, a secretaria de formação, colocou a disposição dos(as) sindicalizados(as) a pré-inscrição online para as turmas regionais que devem acorrer de maio a dezembro do decorrente ano. “Estamos oferecendo a possibilidade da pré-inscrição online para que cada sindicalizado, possa manifestar em quais temas tem interesse em aprofundar seus conhecimentos”, afirma a secretária de assuntos educacionais, professora Walkíria.
São 6 (seis) os temas indicados para formação das turmas locais, sendo que cada tema escolhido para trabalhar no Núcleo Sindical se constitui em uma turma com carga horária de 32 horas com certificação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, o que significa que o Núcleo Sindical poderá organizar pelo menos 6 (seis) turmas. Os temas são:
História de lutas da APP e a história de lutas da Classe (comum obrigatório): retomada da história de lutas da APP-Sindicato, alinhando-se a importância das ações do nosso sindicato na história da educação do estado do Paraná, que não pode ser escrita ou contada sem que se faça menção a organização da entidade e luta por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade.
OLT e Gestão sindical: entender um pouco mais da história e da organização da APP, suas instâncias, espaços, temáticas de debates, tanto no que se refere a rede estadual como também das redes municipais, com foco especial para a organização de base.
Gestão democrática na educação pública: conceituar “Gestão Democrática” na educação e identificar seus avanços, limites e possibilidades, tomando como exemplo a realidade das escolas paranaenses e estabelecendo relações com as realidades sociais, econômicas e culturais onde estão inseridas. Tomando sempre como referência que a gestão não é prerrogativa somente do(a) gestor(a), mas também dos(as) trabalhadores(as) da educação, executores(as) da política pública de educação no dia-a-dia como sujeitos do processo, e assim colocado-os historicamente, fazendo avançar a democracia.
Diversidade de gênero, relações étnico-raciais e direitos LGBT: este tema tratará das lutas pela escola pública, laica, de qualidade e livre das violências de gênero, étnicas, raciais e por diversidade sexual. Essa luta deve fazer parte do cotidiano de cada sindicalizada e sindicalizado, pois a educação contribui para mudanças na sociedade. O racismo, o machismo e a LGBTfobia expulsam e matam todos os dias. Debater as questões que levam a violência é papel fundamental de toda educadora e todo educador que tem responsabilidade com a sua escola, sua comunidade e seu país. A APP-Sindicato tem um vasto histórico de lutas, que inclui a luta pelos direitos das mulheres, pelo direito à vida, pelos direitos da população negra, da comunidade LGBT e pelo direito à educação pública de qualidade para todas e todos. Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) é preciso construir juntas e juntos os meios que garantam a igualdade e eliminem todas as formas de discriminação nas escolas públicas do Paraná.
Juventudes: neste tema será tratada questões relacionadas a identidade, relação com mundo do trabalho, organização em diversos movimentos. Dentre as perspectivas, pretende-se debater as necessidades, anseios e projetos da fatia jovem da categoria. O critério (CUTista) de recorte etário define como jovem a pessoa que se encontra entre 18 a 35 anos.
Municipais, organização e luta: este tema aborda o acúmulo da APP-Sindicato em relação a organização das redes municipais de educação que representa, com ênfase nas relações de poder, relações de trabalho, métodos de negociação e organização específica de cada realidade, bem como alguns temas em comum com a rede estadual, sempre na perspectiva de se garantir condições dignas para quem, todos dias, trabalha por uma educação pública de qualidade, gratuita e laica.
Comunicação sindical: comunicação também é um tema estratégico para a organização e atuação, por isso está incluído como uma das abordagens para o próximo período, com o objetivo de estudar e debater técnicas e situações em que a comunicação se coloca como elo de ligação na rede organizativa que entre tantas coisas, produz e reproduz informações e conteúdos que todos devem estar atentos(as), assim como é necessário ter condições de interpretar o que se diz e se publica a respeito da APP-Sindicato.
:: Clique aqui para realizar a pré-inscrição para as turmas regionais